Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Media On recupera nome Rádio Tágide com emissão online

Uma nova rádio online está a emitir a partir de Abrantes desde sexta-feira, tendo a Rádio Tágide iniciado as suas transmissões regulares às 21:55 com uma emissão especial que se estendeu até às 24:00 tendo sido conduzida pelos fundadores deste novo projeto, Carlos Aparício e Paulo Delgado. A www.radiotagide.pt  pode ser apenas ouvida online e entra assim no portfólio de marcas da Media On, Comunicação Social, de Abrantes, detentora da rádio Antena Livre e Jornal de Abrantes.

- Publicidade -

A “Rádio dos bons velhos tempos” é a frase de posicionamento da estação digital que, tal como o nome aponta, remete o público alvo para uma programação musical dos anos 60, 70, 80 e 90 e recupera alguma das vozes conhecidas da região  que trabalharam na extinta Radio Tágide, de Tramagal, tais como sejam Lurdes Gonçalves, Carlos Aparício, Ricardo Silva, Luís Delgado, Anabela Maia e Paulo Delgado, entre outros.

A nova Rádio Tágide teve como convidados na sua emissão inaugural Manuela Bravo (cantora), Artur Ceia e Rui Pimenta (fundadores da Rádio Tágide original), Alcinio Serras (professor de Jornalismo e colaborador); Patrícia Seixas (Jornalista), Luis Ablú Dias (Administrador da Media On Comunicação Social), Vitor Hugo Cardoso (presidente da Junta de Freguesia de Tramagal), e Manuel Jorge Valamatos (presidente da Câmara Municipal de Abrantes).

- Publicidade -

Uma emissão que foi conduzida a partir dos estúdios de Abrantes por Carlos Aparício e Paulo Delgado, os mentores deste novo projeto, com reportagem do jornalista Jerónimo Belo Jorge.

Apesar de ter uma programação e identidade próprias, a Rádio Tágide vai partilhar alguns conteúdos que são emitidos e produzidos na Antena Livre, marca base do universo Media On, nomeadamente a informação.

Em comunicado, a Media On dá conta que este projeto online “foi pensado e desenvolvido por Carlos Aparício e Paulo Delgado que registaram a marca e o logótipo “Rádio Tágide” e explicaram que “esta rádio online é uma marca e, acima de tudo, uma homenagem e o reconhecimento à Rádio Tágide original”.

Ou seja, continua, “não é a continuidade de um projeto ou o seu renascimento, mas antes uma coisa nova. Pretende-se honrar a história daquela que foi um marco na história radiofónica da região. Uma história que não pode ser esquecida e que começou a ser escrita em 1983 por Rui Pimenta, Artur Ceia, Rogério Ventura e Fernando Pires, a quem muitos se juntaram nos anos seguintes. O (re)surgimento do nome Rádio Tágide irá ajudar a que as pessoas não a esqueçam dessa importante história. A partir desta data, começa a escrever-se outra história, embora com o mesmo nome.”, conclui.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome