Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Maternidade inicia programa “Cuidar para nascer”

No âmbito do Programa “Cuidar para nascer”, irá iniciar-se um ciclo de sessões, a realizar ao longo do ano, na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), em Abrantes, com o objetivo de a ajudar a caminhar para um parto normal. Com estas sessões “pretende-se dar a conhecer a capacidade assistencial da Maternidade do CHMT, EPE, e dotar as grávidas/casais de ferramentas para uma experiência de parto gratificante”, refere comunicado enviado às redações.

- Publicidade -

- Publicidade -

“Cuidar para nascer” é o nome do programa de preparação para o nascimento e parentalidade no Centro Hospitalar do Médio Tejo, um programa de assistência iniciado pela equipa de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia do CHMT, que visa dotar as grávidas/casais de ferramentas que promovam um parto mais ativo e fisiológico.

A OMS recomenda, desde 1996, que a mulher deve ter a liberdade de escolher a posição e movimentação durante o trabalho de parto e deve ser estimulada a posições não supinas durante o mesmo.

- Publicidade -

Há evidência de que a mobilidade adequada da parturiente influência de forma positiva o trabalho de parto: aumenta a tolerância à dor, evitando o uso de fármacos, e melhora a evolução da dilatação, diminuindo a duração da fase ativa do trabalho de parto. (Ordem dos Enfermeiros, Projeto Maternidade com Qualidade, Resultados 2014).

“Ter um papel ativo durante o trabalho de parto é fundamental para o parto se desenvolver suavemente com um desfecho mais saudável para o bebé e a mamã”, lê-se no documento.

Em dezembro, serão realizadas duas sessões, na Biblioteca da Unidade Hospitalar de Abrantes, no dia 3 e no dia 18, com início às 17h00 e duração prevista de duas horas. As inscrições são gratuitas, limitadas a 40 lugares, e devem ser dirigidas para o seguinte e-mail: fatima.pinho@chmt.min-saude.pt

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome