Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Mais de 100 soldados recrutas juraram bandeira no RAME (c/ fotos e vídeo)

Os soldados recrutas do 6º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército (CFGCPE) fizeram o seu Juramento de Bandeira perante o Estandarte Nacional na quinta-feira, dia 21, em Abrantes. A cerimónia militar presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, em suplência, Major-General Marco Serronha realizou-se no Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), onde estiveram muitos familiares e amigos dos 89 homens e 23 mulheres que receberam as suas boinas castanhas.

- Publicidade -

A Bandeira Nacional foi hasteada no RAME às 08h00, assinalando o início de um dia simbólico para os 112 soldados recrutas que assumiram o compromisso de servir a Pátria. A cerimónia teve lugar no Quartel de São Lourenço e o juramento foi feito perante os olhares daqueles que lhes são mais próximos, assim como da comitiva presente na tribuna de honra composta por representantes de diversas entidades civis, religiosas e militares.

A cerimónia realizou-se na Parada Chaimite (RAME). Foto: mediotejo.ne

- Publicidade -

O momento que todos aguardavam teve lugar na Parada Chaimite pouco depois da chegada do Comandante das Forças Terrestres, em suplência, Major-General Marco Serronha. No local aguardavam-no as forças em parada sob o comando do 2º Comandante do RAME, Tenente-Coronel de Infantaria António Ferreira, compostas pela Banda e Fanfarra do Exército e pelotões da Companhia de Comando e Serviços do RAME, da primeira Companhia de Formação do 5º CFGCPE e da Companhia de Formação do 6º CFGCPE.

O momento em que os soldados recrutas gritaram “Juro” foi antecedido pela imposição de medalhas a militares do RAME, tendo o Sargento-Ajudante de Infantaria Paulo Lopes sido condecorado com a Medalha de Mérito Militar (quarta classe) e o Sargento-Chefe de Medicina Pedro Fernandes com a Medalha D. Afonso Henriques – Patrono do Exército (quarta classe). O Tenente-Coronel de Infantaria João Carvalho e o Cabo-Adjunto em regime de contrato Sérgio Pombo receberam a Medalha de Comportamento Exemplar nos graus ouro e cobre, respetivamente.

Juramento de Bandeira do 6° Curso FGCPE do RAME (Abrantes)

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017

O mediotejo.net acompanhou em direto o momento em que os 112 soldados recrutas juraram bandeira

Seguiu-se a alocução do Capitão de Infantaria Paraquedista Fonseca Ferreira, Comandante da Companhia de Formação que jurou bandeira na manhã, na qual motivou os 112 soldados recrutas a olharem “de cabeça erguida para o Estandarte Nacional” e jurarem “do fundo do coração com a generosidade da vossa juventude, lealdade, fidelidade e, principalmente, com amor à Pátria”. A mensagem foi ouvida pelos 89 homens e 23 mulheres que fizeram o seu juramento depois da leitura dos deveres militares pelo chefe da Secretaria do Comando, Sargento-Chefe José Claro.

Entre eles destacou-se o soldado Paulo Carvalho, com a classificação final mais elevada de 19,05 valores e no mérito escolar, tendo recebido em primeiro lugar a boina castanha juntamente com os outros dois soldados que se distinguiram pelo mérito pessoal e desembaraço físico. As restantes 109 boinas foram impostas de seguida e as tropas desfilaram em parada antes da atuação da Banda do Exército marcar o final da cerimónia.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome