- Publicidade -
Terça-feira, Janeiro 25, 2022
- Publicidade -

Abrantes | Loja de Cidadão assinala 1 ano de funcionamento com mais de 80 mil atendimentos

Um ano após ter entrado em funcionamento, a Loja de Cidadão de Abrantes registou um total de 80.487 atendimentos, com uma média de 326 por dia útil, sendo a Autoridade Tributária e a Segurança Social os serviços mais procurados, revelou a autarquia.

- Publicidade -

O edifício da Loja de Cidadão de Abrantes acolhe num único espaço os seguintes serviços:
Câmara Municipal e Serviço Municipalizados – 6.828 atendimentos;
Espaço Cidadão – 7.761;
Autoridade Tributária – 35.875;
Instituto da Segurança Social – 30.023.

Trabalham neste espaço 40 funcionários, distribuídos nas diversas funções, entre os postos de atendimento, mas também no backoffice, na coordenação e no apoio.

- Publicidade -

A Loja de Cidadão funciona desde 28 de janeiro de 2019 em pleno coração do Centro Histórico de Abrantes. Resulta de um primeiro protocolo de colaboração estabelecido entre o Município e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e de um segundo, já com a Autoridade Tributária e com o Instituto da Segurança Social.

A gestão e a coordenação do espaço, desde a implementação das normas aos procedimentos relativos à sua gestão, são da responsabilidade do Município seguindo as diretrizes da AMA enquanto Entidade Gestora da Rede das Lojas de Cidadão.

- Publicidade -

O Município é a entidade responsável pela coordenação e pelos atos de gestão necessários a garantir o bom funcionamento da Loja, sendo reembolsado das despesas em que incorre com a instalação e gestão da Loja e que constam do protocolo celebrado com as entidades.

A obra foi realizada pela Câmara Municipal de Abrantes, num investimento total de 712.555,00 euros, com financiamento do Portugal 2020, no valor de 297.500 euros. Segundo a autarquia o número de atendimentos “são reveladores e expressam bem aquilo que é a dinâmica deste espaço construído para garantir maior proximidade à população no acesso a vários serviços públicos, do Município e do Estado Central”.

A Loja de Cidadão de Abrantes funciona das 09h00 às 16h00, de segunda-feira a sexta-feira.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome