Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Localidades ‘Rio de Moinhos’ de todo o país juntam-se em convívio

As seis freguesias portuguesas unidas pela designação de Rio de Moinhos vão juntar-se este fim de semana, dias 1 e 2 de julho, na aldeia de Rio de Moinhos, Abrantes, no XIII Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal.

- Publicidade -

Pertencentes aos concelhos de Arcos de Valdevez, Penafiel, Sátão, Abrantes, Borba e Aljustrel, os riomoinhenses de norte a sul de Portugal juntam-se desde há 13 anos por esta ocasião, de forma rotativa por cada uma das localidades, num dia em que partilham experiências culturais, politicas, gastronómicas e musicais.

O projeto, idealizado em 2002, viu a sua primeira edição concretizada em 2005 nesta freguesia do concelho de Abrantes.

- Publicidade -

Esta freguesia ribeirinha de Abrantes propõe-se reunir três eventos num só certame: o XIII Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal, o VI Festival de Doçaria e Artesanato da Zona Norte do Concelho de Abrantes e o II Entre Margens.

O Cartaz

A apresentação do livro “Rio de Moinhos – O Rio e a Fé” é o primeiro momento a destacar neste certame. Com autoria de Rui André e coautoria de Sonia Pacheco, esta obra pretende perpetuar a alma do povo riomoinhense, através de registos, essencialmente fotográficos.

Outros momentos a salientar são o Encontro de Bandas, o Festival de Rancho, a Noite de Fados e a Festa Jovem. Sem esquecer o Desporto. Para além do tradicional Torneio de Futsal disputado entre as várias equipas riomoinhenses, realizar-se-ão também Jogos Tradicionais e um Passeio Pedonal.

Para compor o cartaz conta-se com atuação de diversos grupos oriundos das várias localidades participantes, sublinhando-se a presença da fadista brasileira Fátima Fonseca que, apesar de residir no outro lado do Atlântico, faz questão de manter a ligação à sua terra, Rio de Moinhos, concelho de Sátão.

Os eventos

São seis as freguesias de Rio de Moinhos que ao longo de treze anos se têm mantido unidas, insistindo na tradição e teimando em fazer da sua terra a melhor de Portugal. Pertencentes aos concelhos de Arcos de Valdevez, Penafiel, Sátão, Abrantes, Borba e Aljustrel, os riomoinhenses de norte a sul de Portugal continuam a esperar ansiosamente por esta festa e continuam a viver intensamente estes dias. O projeto, idealizado em 2002, viu a sua primeira edição concretizada em 2005 nesta freguesia do concelho de Abrantes.

E há seis anos nasceu o Festival de Doçaria e Artesanato da Zona Norte do Concelho de Abrantes. Para além da freguesia anfitriã, integram este evento as freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes e Martinchel. O objetivo é divulgar o melhor da doçaria e do artesanato de cada uma das localidades e, no fim, serão premiados os melhores doces e as melhores peças de artesanato.

Já o Entre Margens tem somente um ano de vida, tendo surgido, não só para divulgar o Tejo, mas também as gentes que vivem em simbiose com o rio. Deve, portanto, envolver todas as freguesias ribeirinhas. No entanto, nesta segunda edição, apenas a freguesia de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo aceitou estar presente, curiosamente a localidade que acolheu a primeira edição deste evento.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome