Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Leal Marques Neto é o novo presidente do Rotary Club

Leal Marques Neto assumiu funções de presidente do Rotary Club de Abrantes no sábado, dia 26 de junho, no edifício Pirâmide, em Abrantes. Um inicio de tarde em que também o Rotaract Club e o Interact Club de Abrantes renovaram o Conselho Diretor para o ano rotário 2021-22, numa cerimónia que decorreu por videoconferência devido ao contexto pandémico.

- Publicidade -

Com o presidente do ano rotário 2020-21, Joaquim Melo dos Santos, a passar o testemunho ao seu sucessor, Leal Marques Neto, a cerimónia de transmissão de tarefas do clube rotário abrantino decorreu no Edifício Pirâmide e desta vez também por videoconferência, com alguns companheiros presentes, assim como a vereadora Celeste Simão, em representação da Câmara Municipal de Abrantes. À cerimónia restrita juntaram-se outros rotários, bem como familiares e amigos, assistindo através de videoconferência.

No novo ano rotário, cujo lema é “Servir para Transformar Vidas ”, Joaquim Melo dos Santos fez um balanço do ano transato, em que lema foi “O Rotary Abre Oportunidades ”, referindo ter conhecimento, aquando da sua tomada de posse, da “árdua tarefa pela frente e um peso nos nossos ombros de comandar os destinos do Rotary Club de Abrantes, sem deixar que o Clube abrandasse ou esmorecesse em altura de pandemia e foi isso que tentamos fazer ao longo destas 52 semanas de presidência”.

- Publicidade -

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes para o ano rotário 2021-2022. Joaquim Melo dos Santos. Créditos: DR

Lembrou que no mês de julho de 2020 “começámos um ciclo de palestras temáticas mensais, com vários palestrantes locais e nacionais de renome. Realizamos palestras conjuntas com o Rotary Club de Évora e do Entroncamento”, dando conta de outras iniciativas, com destaque para a participação de “Ana Rita Mendes, estudante de relações internacionais e escuteira do agrupamento 697 do CNE de Rossio ao Sul do Tejo, que se encontrava de férias no Líbano e que presenciou in loco os acontecimentos que ocorreram na cidade de Beirute, dando o seu testemunho dos sentimentos vividos, desde o pânico por não se saber no momento o que realmente tinha acontecido, da destruição massiva observada em grande parte da cidade, dos inúmeros feridos”.

E ainda “um momento alto do ano rotário a nossa VOG – realizamos uma visita à empresa HJDP tivemos o prazer de visitar as instalações da empresa e informar de tudo o que fizeram para ultrapassar a crise que se instalou com a pandemia que atingiu o mundo” bem como em dezembro o “Projeto ‘Árvore de Natal Solidária’, projeto solidário realizado numa parceria entre a Fundação Rotária Portuguesa, o Rotary Club de Abrantes, o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) e o Município de Abrantes. Os valores angariados pela doação de empresas, particulares, casa da Amizade e Rotary foram doados ao CRIA para aquisição de material pedagógico”, acrescentou o presidente cessante.

Também em dezembro o Rotary Club de Abrantes “finalizou o projeto que denominamos COVID19 iniciado no ano rotário anterior, em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa e instituições privadas, um programa para fazer face à Pandemia e às suas consequências. No âmbito deste projeto foram entregues a IPSS e outras instituições dos concelhos de Abrantes e Sardoal 160 Litros de álcool-gel e 9000 máscaras cirúrgicas”, explicou.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes para o ano rotário 2021-2022. Créditos: DR

Recordou, igualmente que em março, decorreu “a Cerimónia online com Bolseiros e Patrocinadores com 70 participantes onde, o Clube, conjuntamente com os nossos patrocinadores entregámos 66 bolsas de estudo. Tivemos nesse dia a presença do nosso Governador, o Município de Abrantes, nosso maior patrocinador, representado pelo seu presidente, Dr. Manuel Valamatos, e em representação dos patrocinadores a SOFALCA, representada pelo Sr. Paulo Estrada, tendo intervindo em nome dos bolseiros a bolseira Carolina Batista, aluna finalista de Sociologia. Encerrámos a cerimónia com uma brilhante palestra da Dra. Dulce Neto, diretora do Observador sobre Fake News”.

Além do 40º aniversário outros momentos foram lembrados por Joaquim Melo dos Santos salientando também de uma forma especial o trabalho desenvolvido por José Luís Silva, “no seu mandato como administrador da fundação rotária Portuguesa que muito elevou o seu nome e do nosso clube, tendo cessado o mandato e não se tendo recandidatado”.

No final reconheceu mais “um ano rotário atípico, em que o clube se adaptou, não tendo sido realizados alguns projetos planeados”. E afirmou sentir ter falhado “com os nossos clubes mais jovens, mesmo mantendo contacto próximo com a Beatriz e o Gonçalo acho que poderia ter trabalhado mais”.

Joaquim Melo dos Santos passou então o testemunho de presidente do Rotary Club, cargo que assumiu a 3 de julho de 2020, a Leal Marques Neto.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes para o ano rotário 2021-2022. Leal Marques Neto.  Créditos: DR

O Presidente Entrante 2021-22 escolheu o escritor José Saramago, e as suas palavras quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura, para iniciar o seu discurso. Começou por dizer que “chega-se mais facilmente a Marte neste tempo do que ao nosso próprio semelhante”, palavras que continuam atuais 23 anos depois.

“As notícias entram pelas nossas casas todos os dias e ainda assim a crise humanitária do Iémen não nos causa tanto espanto como os avanços tecnológicos de Musk. É a banalização do mal de que fala Hannah Arendt. É por isso mesmo, que hoje vale a pena recordar a razão de estarmos aqui”, notou.

Em maio de 1981, 23 cidadãos de Abrantes juntaram-se e criaram aquele que viria a ser o Rotary Club de Abrantes. Ao longo dos quarenta anos que se seguiram, o clube cresceu e tornou-se uma referência.

“Porém”, notou, “a verdadeira conquista, não é a longevidade nem o possível reconhecimento que recebeu, mas sim saber que tudo quanto fez teve como objetivo a melhoria das vidas e das comunidades com quem teceu laços”, disse Leal Marques Neto.

“Desengane-se qualquer pessoa que pense que fazer parte deste movimento não é sinónimo de trabalho, flexibilidade e inovação. Adjetivos que servem bem para qualificar o trabalho do Companheiro Joaquim Santos e a sua equipa, que hoje cessa funções como Presidente”, acrescentou.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes para o ano rotário 2021-2022. Créditos: DR

Sublinhou que “os amantes das caminhadas e da natureza sabem que há uma regra de ouro a seguir: ‘leave no trace’, que se pode traduzir como ‘não deixes vestígio’. Aqui quer-se o inverso. Querem deixar-se marcas, mas daquelas que deixam o mundo melhor. Aliás não fosse o Rotary a maior organização mundial de serviços com uma notável variedade de programas humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural (modificando para melhor) a vida das pessoas a nível local e a nível global. O Rotary Clube de Abrantes contribui e participa nesse esforço”.

E definiu os objetivos traçados pelo seu Conselho Diretor dentro de um programa de continuidade com a manutenção das atividades e no cumprimento dos ideais e tarefas de Rotary.

Assim “continuar-se-á a apostar nas atividades que já fazem parte do nosso ADN : Bolsas de estudo, apoios sociais, apoios à luta à erradicação da Polio e outras doenças. Vai-se continuar (se a pandemia o permitir) a formar jovens em Curso de Liderança e Suporte Básico de vida, atividades já com história e relevo no clube. E como a mudança deve começar pelos jovens, vamos apoiar o Interact e Rotaract na sua formação Rotária e naquilo que estiver ao nosso alcance”.

Como novidade “temos a criação de uma rede de Alumni para os jovens, e menos jovens, que estiveram num, ou noutro momento das suas vidas, ligados ao clube, a criação do site do clube e aproveitando o desafio do Presidente de Rotary Internacional divulgar o movimento, com ações concretas, em aldeias rurais e/ou concelhos contíguos para que mais nos possam conhecer, nos ajudar e eventualmente juntarem-se a nós”.

O apoio na concretização dos projetos da Casa da Amizade também não foi esquecido pelo Presidente Entrante.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes para o ano rotário 2021-2022. Créditos: DR

O Rotary Internacional, fundado em 23 de fevereiro de 1905, como o próprio nome indica, trata-se de uma organização internacional dedicada à prestação de serviços humanitários e educacionais, constituído por pessoas que se preocupam, de forma voluntária, em melhorar a qualidade de vida dos seus semelhantes nas respetivas comunidades e em todo o mundo. O Rotary é uma entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, aberta a todos as culturas, raças ou credos.

O Rotary Club desenvolve projetos comunitários de prestação de serviços, apoia jovens no desenvolvimento da sua educação escolar e profissional e fomenta o companheirismo como elemento capaz de criar novas amizades e proporcionar oportunidades de servir de acordo com o lema de Rotary.

Assim, o Conselho Diretor 2021-2022 do Rotary Club de Abrantes é composto por:
Leal Marques Neto (presidente);
Joaquim Melo dos Santos (past presidente);
José Luis Silva (presidente eleito);
Júlio Ferreira Miguel (vice presidente);
António Belém Coelho (secretário);
Paulo Lopes de Sousa (tesoureiro);
José Guilherme Moura Neves (diretor de protocolo).

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes para o ano rotário 2021-2022. Créditos: DR

Mas a cerimónia de transmissão de tarefas estendeu-se também ao Interact Club de Abrantes e ao Rotaract Club de Abrantes. No Interact, Beatriz Fontes assumiu a presidência durante o último ano, sendo Maria Estrada a Presidente Entrante 2021-22 e no Rotaract o cargo esteve à responsabilidade de Gonçalo Simões, é assumido amanhã por Constança Diogo, a Presidente Entrante 2021-22.

Maria Estrada, Presidente Entrante do Interact Club de Abrantes, manifestou desejo de “inovar e queremos melhorar. Para que tudo isto aconteça, existe um grande caminho a percorrer, um caminho de grande esforço, entreajuda e dedicação. Queremos marcar a diferença, inovar e melhorar porque somos uma equipa unida, uma equipa com vontade de trabalhar sem nunca deixar de aprender”.

Por seu lado, Constança Diogo, Presidente Entrante do Rotaract Club de Abrantes, deu conta de uma ”decisão muito ponderada e o medo de voltar a falhar era grande. Mas se há algo que aprendi com a minha passagem pelo Interact é a de que errar faz parte, e que é precisamente a errar que se aprende. Afirmo, portanto, convicta de que devo muitas aprendizagens e crescimento pessoal ao Interact e Rotary Club de Abrantes: aprendi a tomar a iniciativa e a ser mais dinâmica, aprendi a liderar e a comunicar, a trabalhar em equipa, a respeitar e a aceitar o outro. Foram estas mesmas soft kills que me foram fomentadas que me permitiram perceber que o que quero fazer no meu futuro é comunicar”.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes para o ano rotário 2021-2022. Créditos: DR

Deste modo, o Conselho Diretor 2021-2022 do Rotaract Club de Abrantes é composto por:
Constança Diogo (presidente);
Gonçalo Simões (past presidente);
Leonor Rodrigues (vice presidente);
Joana ferreira (1 secretário);
Tiago Coelho (2 secretário)
Tiago Queirós (tesoureiro);
Maria Francisca (diretor de protocolo).

Já o Interact Club de Abrantes tem Conselho Diretor 2021-2022 constituído por:
Maria Estrada (presidente);
Beatriz Fontes (past presidente);
Beatriz Fontes (vice presidente);
Carolina Pires (secretário);
Sofia Margarida (tesoureiro);
Leonor Pires (diretor de protocolo).

Conselhos Diretores Cessantes

Interact Club de Abrantes Conselho Diretor 2020-21:
Beatriz Fontes (presidente);
Sara Proença (past presidente);
Mariana Claro (vice presidente);
Maria Estrada (secretário);
Margarida Galinha (tesoureiro);
Joana Grácio (diretor de protocolo).

Rotaract Club de Abrantes Conselho Diretor 2020-21:
Gonçalo Simões (presidente);
Carolina Peres (past presidente);
Carolina Simões (vice presidente);
Joana Ferreira (secretário);
Tiago Coelho (tesoureiro);
Leonor Falcão (diretor de protocolo).

Rotary Club de Abrantes Conselho Diretor 2020-21:
Joaquim Melo dos Santos (presidente);
José Guilherme Moura Neves (past presidente);
Leal Marques Neto (presidente eleito);
António Conceição Domingues (vice presidente);
Isidro Dias Bernardino (secretário);
Paulo Lopes de Sousa (tesoureiro);
Júlio Ferreira Miguel (diretor de protocolo).

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome