As Jornadas da Educação vão realizar-se em Abrantes, nos dias 15 e 16 de março, quarta e quinta-feira, nas duas escolas secundárias da cidade. Um espaço de reflexão e debate centrado nas questões do sucesso educativo e do papel do Projeto Educativo Municipal enquanto desafio para uma política educativa local integrada, com o foco nas escolas, nos seus docentes e alunos, contribuindo assim para o enriquecimento pessoal de cada um e para a discussão conjunta da educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI. Dois dos painéis destas jornadas dão formação certificada pela A23 para os docentes participantes, com inscrição prévia.
A iniciativa tem início no dia 15 de março, às 9h30, no Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, com a presença na sessão de abertura da Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e do Secretário de Estado da Educação, que será seguido de apresentação do ponto de situação do Projeto Educativo Municipal (PEM) de Abrantes pela vereadora Celeste Simão e Helena Martinho, coordenadora do Observatório do PEM.
A meio da manhã, os formadores Matias Alves, José Verdasca e David Justino, e à tarde com Maria do Céu Roldão, farão parte do grupo que irá abordar os temas “Sucesso Educativo: Desafios e Oportunidades” e “Sucesso educativo – “Olhares”. A CMA desta, em nota de imprensa, que estes dois painéis são considerados como ação de formação de curta duração, de acordo com o artigo 4º do Despacho nº 5741/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado a 6 de maio, resultando assim numa formação certificada pela A23 para os docentes participantes.
Para a participação nas ações deste dia 15, a participação é gratuita mas sujeita a inscrição para: educacao@cm-abrantes.pt ou pelo telefone 241 330 100 (tecla5 + tecla2).
Já no dia 16 de março, as jornadas decorrem no Auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu e terão como ação principal os parlamentos, sob o tema “O que esperamos da escola”, com a realização de um Parlamento Criança / Sénior e de um Parlamento Jovem.
As jornadas, cujo programa completo pode ser consultado no site da autarquia, destinam-se a docentes, alunos, famílias mas também à comunidade em geral.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.