Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes investe em lâmpadas LED para baixar fatura de 1,2 ME na iluminação pública

A câmara de Abrantes vai instalar lâmpadas luminárias de LED em todo o concelho, uma alteração que vai custar 6,5 milhões de euros e reduzir a despesa anual de 1,2 milhões de euros em iluminação pública.

- Publicidade -

O vice-presidente da Câmara de Abrantes, João Gomes (PS), disse hoje à agência Lusa que a faturação da iluminação pública custa anualmente aos cofres do município 1,2 milhões de euro, um valor que considerou avultado, e que a autarquia está apostada em reduzir, tendo iniciado esse processo de investimento de substituição de lâmpadas com “resultados muito positivos”.

“Instalámos variadores de velocidade nos motores com consumo mais significativo nas piscinas municipais de Abrantes e Tramagal e o investimento da autarquia, que contou com uma taxa de comparticipação de 70% reduzindo o investimento do município para 7.500 euros, estava concretizado seis meses depois, quando era expectável que o fosse em dois a três anos”, exemplificou.

- Publicidade -

Relativamente à iluminação pública, o processo de renovação já abarcou as luminárias existentes na Avenida das Forças Armadas, Rotunda do Quartel e Rotunda da Liberdade, em Abrantes, num investimento exclusivamente municipal na ordem dos 30 mil euros para uma poupança anual aproximada de 6 mil euros, o que se pode traduzir num período de retorno equivalente a quatro anos e meio.

“Estas apostas é que são o futuro”, destacou o autarca, tendo feito notar que esta poupança “vai permitir dotar o município de capacidade financeira para responder a outras necessidades” concelhias.

O município de Abrantes, com cerca de 40 mil habitantes e um território de mais de 700 quilómetros quadrados, já tem preparado um caderno de encargos com todos os pontos de iluminação pública do concelho referenciados, tendo João Gomes referido que o investimento global de instalação de tecnologia LED “ascende aos 6,5 ME e vai demorar alguns anos” até à sua conclusão.

“Não temos capacidade para fazer tudo de uma só vez mas era preciso começar e ir avançando, consoante as disponibilidades financeiras do município. Este é um investimento de retorno garantido, no máximo entre três a cinco anos”, frisou.

O projeto global de promoção da eficiência energética e das energias renováveis está a ser desenvolvido em conjunto com a Médio Tejo 21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul -, e engloba a substituição de luminárias de iluminação pública, a instalação de baterias de condensadores e de variadores de velocidade, e a substituição das óticas dos semáforos por óticas de LED.

No âmbito da eficiência energética encontra-se em fase de implantação um sistema piloto de monitorização dos consumos de energia (eletricidade, água e gás) no Parque Desportivo de Abrantes e monitorização dos consumos de iluminação pública em postos de transformação instalados no centro histórico de Abrantes e em edifícios municipais.

O município de Abrantes conta com os apoios comunitários previstos no Portugal 2020 para a realização destas intervenções.

 

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome