Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Incêndio está “a evoluir favoravelmente” em Aldeia do Mato – autarca

Atualizado às 00h30:

- Publicidade -

Em ponto de situação a autarca Maria do Céu Albuquerque referiu que o incêndio se encontra “a evoluir favoravelmente”, ainda que não esteja resolvido, continuando em curso, segundo a ANPC.

“A esta altura temos no terreno 478 operacionais, 148 viaturas, sendo que destas viaturas 6 são máquinas de rastos que estão a fazer consolidação de áreas ardidas e a prevenção/proteção das nossas aldeias e das populações”, disse.

- Publicidade -

As condições atmosféricas são fator favorável ao combate, uma vez que o frio e a humidade, cerca 70%, “vai contribuir para a resolução do incêndio”.

A autarca frisou que, ainda que no início tivesse havido receio pela rapidez de propagação do incêndio, “não houve necessidade de evacuar ninguém”. “O problema maior já passou”, afirmou Maria do Céu Albuquerque.

O incêndio esteve às portas do perímetro urbano, na localidade de Paúl, “mas felizmente, foi travado a tempo”.

A esta hora, segundo o prociv.pt, estão no local 565 operacionais e 173 viaturas.

 

Atualizado às 23h59:

Segundo a ANPC estão cortadas a EN 547 – Paúl / Chainça, bem como a Estrada que liga Abrantes a Sentieiras. O incêndio tem cinco frentes ativas, e continua em curso, ou seja, em evolução sem limitação de área.

 

Atualizado às 23h15:

Maria do Céu Albuquerque, autarca da CM Abrantes, afirmou ao mediotejo.net que o incêndio “está longe de estar controlado, embora esteja neste momento mais calmo. Mas tem várias frentes ativas”. A presidente da Câmara referiu só conseguir dar mais informação cerca das 00h00, altura em que faremos novo ponto de situação.

No momento, e segundo a ANPC, estão 543 bombeiros no combate às chamas, que lavram desde a tarde no norte do concelho de Abrantes, apoiados de 167 viaturas.

Atualizado às 22h56:

O incêndio continua em curso, segundo os dados do prociv.pt, site da ANPC. No local, a esta hora, estão 477 operacionais apoiados por 147 viaturas.

Em declarações ao mediotejo.net, o vice-presidente da CM Sardoal, Jorge Gaspar, referiu que o incêndio não está controlado. O vereador dirige-se para o posto de comando, em Carvalhal, após ter acompanhado o transporte da viatura parcialmente danificada durante o combate ao incêndio do concelho vizinho.

“Acionámos os meios de reboque através da seguradora, e só agora viemos trazê-lo aqui ao estacionamento (…) e agora vamos voltar ao posto de comando”, referiu Jorge Gaspar, notando que “felizmente, não houve feridos a registar”.

Jorge Gaspar disse ainda que lhe parece que estavam a ser mobilizados meios para a frente que se dirige a Sentieiras e Chainça, fazendo notar que é a informação que intercetou no rádio a caminho do posto.

 

Atualizado às 21h08:

A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, presente no posto de comando, disse que o incêndio está a lavrar “com grande intensidade” e que os meios “continuam a ser reforçados” em Aldeia do Mato, tendo destacado o “vento forte” que se faz sentir no local, as “projeções” e o “cair da noite”, que “vai obrigar à retirada dos meios aéreos” do combate às chamas.

“Estão 6 máquinas de rasto mobilizadas para o local”, na zona norte do concelho de Abrantes, uma área de grande densidade florestal e com pequenas aldeias e povoamento cravados na floresta, tendo a autarca referido que “não estão, de momento, casas em perigo”.

C/LUSA

Atualizado às 20h47:

Às 20h40 estavam no local 322 operacionais apoiados por 94 viaturas, contando-se ainda com ajuda de 2 meios aéreos no combate ao incêndio, que se encontra em curso. Uma viatura dos bombeiros de Sardoal ardeu parcialmente, não havendo feridos a registar. A estrada 358 está cortada ao trânsito na zona do Souto, em direção ao Carvalhal. O incêndio deflagrou cerca das 18:14 na União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto.

Atualizado às 19h50

Deflagrou pelas 18h14, segundo o site da ANPC, um incêndio florestal na localidade de Aldeia do Mato, União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes.

Às 19h50 estão no local 286 operacionais apoiados por 79 viaturas, contando-se ainda com ajuda de 4 meios aéreos no combate. À mesma hora o incêndio encontra-se em curso, o que significa, segundo a terminologia da ANPC, que se encontra em evolução sem limitação de área.

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome