Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Incêndio em Fontes foi dominado ao início da noite

20:30 – Um incêndio que lavrou com intensidade desde as 17:10 num povoamento florestal na freguesia de Fontes, concelho de Abrantes, entrou em fase de resolução às 19:53, mantendo-se no terreno perto de 300 operacionais em operações de combate e rescaldo. Não houve registo de pessoas feridas ou de habitações ou de bens em perigo, tendo as chamas lavrado em área de eucaliptal e pinhal.

- Publicidade -

“O incêndio evoluiu ao longo de quase três horas numa zona de pinheiros e eucaliptos na freguesia de Fontes, Abrantes, e entrou em fase de resolução às 19:53 com um dispositivo que centrou as suas atenções no combate uma vez que não houve pessoas nem bens em perigo que obrigassem a uma dispersão dos meios no terreno”, disse o comandante Paulo Cardoso, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do distrito de Santarém, relativamente a um fogo que começou às 17:10 na localidade de Água das Casas, na freguesia de Fontes.

No local, às 20:25, adiantou, “mantêm-se 287 operacionais apoiados por 81 viaturas, duas máquinas de rastos e três meios aéreos” que “combatem os pontos quentes do incêndio, nos flancos do mesmo”, tendo perspetivado mais algumas horas de trabalho em operações de “combate, consolidação e rescaldo”.

- Publicidade -

No terreno, às 20:25, estavam 287 operacionais, 81 viaturas e três meios aéreos, segundo a página da Proteção Civil.

Incêndios em Fontes (Abrantes) mobilizou hoje mais de 300 bombeiros e nove meios aéreos. Foto: Flávio Catarino

18:50 – Um incêndio está a lavrar com intensidade desde as 17:10 numa zona de povoamento florestal na freguesia de Fontes, concelho de Abrantes, e estava a ser combatido às 18:40 por 271 bombeiros, apoiados por 69 viaturas e nove meios aéreos, não havendo habitações em perigo.

“O incêndio está a arder violentamente, numa zona de pinheiros e eucaliptos entre as freguesias de Carvalhal e Fontes, em Abrantes, e não há habitações em perigo”, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do distrito de Santarém relativamente a um fogo que começou às 17:10 na localidade de Água das Casas, na freguesia de Fontes.

A mesma fonte deu conta da existência de “algum vento” no local tendo manifestado, no entanto, existir uma “expectativa favorável” da resolução do incêndio antes do cair da noite devido ao “forte dispositivo” operacional mobilizado para o combate a este sinistro.

Contactado pelo mediotejo.net, o comandante dos bombeiros voluntários de Abrantes disse, às 18:45, o fogo estava a ceder aos meios, estando os operacionais em “ataque direto às chamas com meios pesados na estrada que vai para o Maxial”.

Segundo o comandante António Manuel, no local faz-se sentir “algum vento, com direção variável, e com algumas projeções prontamente resolvidas”.

No terreno, às 18:50, estavam 271 operacionais, 69 viaturas e nove meios aéreos.

C/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome