Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Iluminação e lettering com nome da cidade espalham espírito natalício pelo centro histórico

A cidade de Abrantes entrou oficialmente no espírito natalício na sexta-feira, 27 de novembro, com o momento de acender a iluminação de Natal. Este ano sem inauguração oficial, devido às restrições impostas pela pandemia, o presidente do Município, Manuel Jorge Valamatos, assinalou simbolicamente o momento, no qual foi apresentada uma nova estrutura turística de lettering com o nome da cidade.

- Publicidade -

“Desejamos que a iluminação de Natal proporcione um acolhimento agradável às pessoas e ao nosso comércio tradicional”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, no momento que assinalou o acender da iluminação natalícia no concelho.

A época natalícia chegou a Abrantes com iluminação LED por toda a cidade – luzes com menor consumo e impacto ambiental – num investimento de cerca de 30 mil euros que pretende dar brilho ao concelho neste que é “um momento de esperança”, bem como “captar pessoas para o centro histórico, para o nosso comércio, para a restauração”.

- Publicidade -

Também a brilhar está a tradicional árvore de Natal gigante, na Torre de Telecomunicações. Através da ligação de 62 mil LED’s em 1.500 metros de mangueira, a iluminação é visível a cerca de 25 quilómetros de distância.

Mas este Natal trouxe ainda uma novidade: um lettering com o nome da cidade. Uma estrutura amovível, no sentido de poder ser movimentada pelos diferentes locais do concelho, inserida na promoção turística do concelho e que “irá seguramente ser um elemento decisivo para quem nos visita poder tirar aqui uma fotografia para marcar para a história esses momentos”, conforme refere o presidente da autarquia.

“Esta estrutura tem a nossa linguagem, a nossa identidade, é Abrantes. Tem a particularidade na letra ‘b’ de ter uma flor, a nossa identidade, de um concelho verde, de ar puro, de uma linguagem da natureza, de um concelho que está no interior do país”, afirmou Manuel Jorge Valamatos que referiu também que o lettering vai “continuar na presença da comunidade” após o Natal e aparecer “em momentos em que se adequa a presença da estrutura para representar esta linguagem da comunicação e da fotografia”.

Para já, o lettering está instalado no Jardim da República. “É uma praça vivida pelas pessoas, onde passam com frequência quando vêm à cidade”, justifica o autarca que vê nesta

Quanto a este Natal, marcado pela pandemia, será um tempo de “estarmos mais resguardados, mais protegidos e com a esperança de que no próximo ano tudo voltará à normalidade”, admite Manuel Jorge Valamatos em declarações ao mediotejo.net.

Iluminação de Natal em Abrantes. Foto: mediotejo.net

“A vida não parou totalmente, há aqui muitas restrições que são óbvias, mas quisemos obviamente manter as luzes de natal e a esperança. O Natal para nós é também um momento de esperança de podermos desconfinar rapidamente, ou de passar pelo menos para um nível mais baixo de confinamento (…) é a nossa esperança”, referiu.


Este ano, a programação de atividades natalícias não vai acontecer, bem como os espetáculos. Manuel Jorge Valamatos admite que “será muito difícil retomar essa possibilidade até ao final do ano”, referindo-se também à passagem de ano.

“Era bom que fossemos confrontados com a possibilidade de fazer a passagem de ano, seria bom para todos. Achamos é que, de forma racional, em princípio não será possível”, concluiu.

O autarca recordou ainda que as verbas prevista para as atividades que não se concretizaram – festas da cidade, natal e passagem de ano – estão a ser canalizadas para apoios às famílias em empresas no âmbito da Covid-19.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome