Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes ilumina-se na quadra natalícia, com centro histórico a receber festa M80 na passagem de ano

As tradicionais iluminações de Natal foram ligadas oficialmente no dia 25 de novembro, um mês antes do Natal, num ato simbólico presidido pelo presidente da câmara. Manuel Jorge Valamatos foi ainda ao Welcome Center onde deu a conhecer o programa das festividades da época natalícia, que se irá desenvolver entre os dias 6 de dezembro e 5 de janeiro de 2020. Destaque para a Festa de Passagem de Ano com a M80, no centro histórico da cidade, e para o Concerto de Ano Novo em Carvalhal.

- Publicidade -

Em 2019, o Natal chegou mais cedo a Abrantes. A cidade vai ter, de 06 a 31 de dezembro, uma programação para assinalar a época natalícia, mas as luzes da iluminação brilham desde 25 de novembro, precisamente um mês antes do dia de Natal. A programação foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Valamatos, e pelo vereador Luís Dias, responsável pelo pelouro da Cultura.

As atividades natalícias e de animação em Abrantes arrancaram no domingo, dia 1 de dezembro, mas os grandes destaques vão para a passagem do ano M80, na Praça Barão da Batalha, e para o Concerto de Ano Novo com Acácio Teixeira e convidados, a ter lugar na Igreja sr. dos Aflitos em Carvalhal, no dia 5 de janeiro de 2020. Iniciativa integrada na “democratização do território” que o executivo “tem vindo a fazer, por forma a “olhar para o território todo de igual forma”, disse Manuel Valamatos durante a apresentação do programa das festas no Welcome Center.

- Publicidade -

As tradicionais iluminações de Natal em Abrantes, 2019. O presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Créditos: CMA

O presidente caracterizou a época como sendo de “muita sensibilidade”, tempo de “alegria, de enfeitar as ruas, animar e dar vida ao centro histórico” entre os principais objetivos para tornar aquela zona da cidade “mais dinâmica” no sentido de incentivar as compras nos espaços comerciais. Para isso, mais uma vez, o autocarro aBUSa será gratuito até ao dia 6 de janeiro, permitindo a qualquer pessoa viajar até ao centro histórico.

Manuel Valamatos, que visitou os estabelecimentos comerciais do centro da cidade após ligar através de uma aplicação no telemóvel a iluminação natalícia, deu conta de uma investimento na ordem dos 70 mil euros (iluminação, atividades de natal e animação musical), que resultam numa programação que “é o reflexo da articulação entre serviços municipais”.

OIÇA AQUI AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA CÂMARA:

Abrantes / Apresentação da programação de Natal e iluminação natalícia na cidade. O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Valamatos, fala sobre as diversas iniciativas.

Publicado por mediotejo.net em Segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Por seu lado, o vereador Luís Dias começou por deixar uma mensagem de alerta contra o vandalismo, dando conta de alguns atos que ocorreram na iluminação da cidade mesmo antes das luzes estarem ativas, apelando à “cidadania”, para depois detalhar o programa das festas.

A esse propósito revelou que, este ano, as três rotundas de entrada da cidade (Olival, Quartel, Rossio) merecem apontamentos de iluminação, sendo que na rotunda de Rossio ao Sul do Tejo ainda “faltam alguns apontamentos por colocar” assegurando, no entanto, que terá atempadamente a sua decoração. Durante a época natalícia, a iluminação será ligada diariamente às 17h00.

Referiu ainda uma parceria com a empresa Navigator Company que vai oferecer entre 500 e 700 pinheiros, para quem preferir ter uma árvore de Natal natural. A distribuição terá início esta sexta-feira sendo certo que os comerciantes também receberão pinheiros naturais para adornarem os seus espaços comerciais.

A habitual música natalícia, que ecoará pelas ruas do centro histórico, sairá das colunas de som a partir desta sexta-feira, dia 6 de dezembro.

As tradicionais iluminações de Natal em Abrantes, 2019. Créditos: CMA

Quanto às atividades no cidade, decorrerão “oficinas para todas as idades, um pouco por todo o centro histórico” disse Luís Dias. Destaque ainda para a caminhada de pais natais, dia 6, para a peça ‘Alice no País das Maravilhas’ e concerto com os Vox Populi, no dia 8 de dezembro, para o Natal Sustentável através de três contos de Natal na Praça Barão da Batalha, e para os Mercados de Natal do Ribatejo Interior, organizados pela Tagus, nos dias 14 e 15, na Praça Barão da Batalha.

Na iluminação de Natal, a autarquia voltou a transformar a torre da telecomunicações em árvore de Natal gigante, decorando-a com cerca de 60 mil lâmpadas LED, visível a quilómetros de distância da cidade.

Situada no Alto de Santo António, a torre de telecomunicações de Abrantes, que mede 75 metros de altura, transforma-se numa árvore de Natal graças a cerca de 1.800 metros de tubo luminoso, ficando a funcionar até 06 de janeiro de 2020.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA:

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome