Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Árvore de Natal gigante é tradição que já ninguém dispensa em Abrantes

A já tradicional árvore de Natal gigante de Abrantes está  iluminada desde o início do mês com 1.550 metros de mangueira LED. O mediotejo.net foi saber como decorreram os trabalhos de colocação de iluminação na Torre de Telecomunicações de Abrantes com 75 metros de altura.

- Publicidade -

É bonita e imponente, visível a mais de duas dezenas de quilómetros de distância. Mas como é que se ilumina uma torre com 75 metros de altura? O mediotejo.net acompanhou uma tarde de trabalhos de montagem da iluminação na Torre de Telecomunicações e conta-lhe como tudo se passa.

Este é um trabalho que é desenvolvido na íntegra pelos colaboradores da Câmara Municipal de Abrantes e que este ano durou cerca de uma semana, de segunda a sexta-feira, com a participação de seis trabalhadores.

- Publicidade -

A primeira fase dos trabalhos de colocação da iluminação na Torre de Telecomunicações de Abrantes implica a montagem de uma estrutura metálica onde a iluminação fica presa
A primeira fase dos trabalhos de colocação da iluminação na Torre de Telecomunicações de Abrantes implica a montagem de uma estrutura metálica onde a iluminação fica presa

Conforme nos explicou António Santos, eletricista do Município de Abrantes, responsável pelos trabalhos de montagem de iluminação na Torre de Telecomunicações, a primeira fase de trabalhos implica “a montagem de uma estrutura metálica à volta da Torre para suportar as gambiarras porque não temos pontos de fixação no chão, temos muitos obstáculos no chão e daí a necessidade de montar aquela estrutura metálica, cujos trabalhos demoram cerca de três dias”.

Depois de estar montada a estrutura metálica, segue-se então a montagem das mangueiras de LED que este ano estão a ser usadas pela primeira vez e que representam um investimento camarário de cerca de 5 mil euros.

“Como são mangueiras novas, temos de adicionar um cabo de aço para funcionar como esticador porque só a mangueira não tinha resistência para aguentar o peso, que implica um trabalho moroso de colocação de braçadeiras, o que faz com a instalação demore mais um dia ou dois dias”, explica António Santos.

Mas como é que os tubos de led vão até ao cimo da Torre?

Com uma roldana e uma corda, as mangueiras de leds sobem até ao cimo da Torre
Com uma roldana e uma corda, as mangueiras de LED’s sobem até ao cimo da Torre

António Santos explica que, depois de concluído este trabalho de adicionar um cabo de aço à mangueira, 70 metros acima do solo, quase no topo da Torre estão dois funcionários que, com uma roldana, fazem descer uma corda “que vem até cá abaixo onde irá ser fixa a mangueira de LED que é assim içada até ao cimo da torre e fica lá presa”, sendo que a ponta mais junto ao solo está fixa à estrutura metálica montada para o efeito.

É um trabalho que envolve paciência e alguma delicadeza.

“Antigamente eram utilizadas mangueiras com micro-lâmpadas que, com o tempo, se tornavam mais amareladas”, explica António Santos, acrescentando que com os LED’s ”este ano a iluminação vai ser mais brilhante, irá ter um outro efeito”.

São 1.550 metros de mangueira com 62 mil LED´s instalados na Torre de Comunicações e que consomem 6200 watts.

Tradição com mais de dez anos

A iluminação da Torre de Telecomunicações de Abrantes é uma tradição natalícia com mais de uma década e que já ninguém dispensa.

Manuel Valamatos, vereador da Câmara Municipal de Abrantes, explicou ao mediotejo.net que o projeto de iluminação da Torre “começou com lâmpadas normais mas não era funcional porque aqueciam e depois com a chuva estoiravam”. Nos últimos anos “investiu-se nas mangueiras com micro-lâmpadas que são mais resistentes mas que se iam estragando de um ano para o outro e não era possível reaproveitá-las”.

Este ano, o município acabou por fazer este investimento de cerca de 5 mil euros em mangueiras de LED’s “para procurar que no futuro não seja necessário fazer mais investimento com este material, uma vez que é mais resistente e dá para aproveitar de ano para ano”, salientou Manuel Valamatos.

Torre de Abrantes iluminada3“O LED tem essa capacidade de se aguentar muito mais tempo que as micro-lâmpadas e com outra grande vantagem, que foi uma das razões primeiras do nosso investimento, que tem a ver com o baixo consumo de energia. Vamos ver no final do Natal a despesa que teremos com a eletricidade consumida mas será uma redução significativa”, referiu o vereador.

A iluminação da Torre de Telecomunicações de Abrantes continua a ser uma aposta da Câmara na altura do Natal porque, segundo Manuel Valamatos, “é daquelas coisas que se deixarem de existir toda a gente vai dar conta disso, é já uma imagem de todo o concelho esta árvore de Natal gigante”.

Ruas do centro histórico iluminadas

O espírito natalício está também espalhado pelas ruas do centro histórico de Abrantes que já estão iluminadas há mais de duas semanas.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal, explicou que “foi decidido, em parceria com os comerciantes, quais as ruas que fazia sentido estarem iluminadas, e, a pedido dos comerciantes, a iluminação das ruas do centro histórico começou este ano um pouco mais cedo. A tecnologia também é de LED’s para poder ser mais amiga do ambiente e minimizar os custos associados à iluminação”.

A iluminação de Natal em Abrantes, que resulta de uma parceria entre o município, a Associação Centro Comercial ao Ar Livre e a Associação de Comerciantes, representa um investimento total camarário de 18 mil euros e vai estar a funcionar até 6 de janeiro de 2016.

A par desta iniciativa, Maria do Céu Albuquerque salienta estar a ser composto “um vasto programa para animar o mês de dezembro e estimular os nossos munícipes e de outros concelhos para que possam vir ao centro histórico, ao comércio tradicional, fazer as suas compras de Natal”.

Entre as várias atividades programadas, destaque para a venda de Natal promovida pelas associações e instituições concelhias que irá decorrer em diversas lojas que estão devolutas no centro histórico da cidade.

A passagem de ano em Abrantes vai decorrer no centro histórico com a animação a cargo de David Antunes e The Midnight Band, que trará FF como convidado, e com a largada de 2016 balões iluminados.

“Voltamos a repetir este formato que tem tido uma boa adesão”, refere Maria do Céu Albuquerque, que destaca ainda o concerto de Ano Novo na Igreja de São Vicente, no dia 9 de janeiro.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here