Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Hospital inicia Consulta Aberta para descongestionar Urgência Médico-cirúrgica

O Centro Hospitalar do Médio Tejo inicia esta terça-feira, 30 de outubro, na Unidade Hospitalar de Abrantes, a Consulta Aberta, modalidade que implementou desde 2016 com o objetivo de descongestionar a Urgência Médico-cirúrgica, permitindo que a equipa de saúde deste Serviço fique mais liberta para o atendimento aos casos emergentes e urgentes.

- Publicidade -

- Publicidade -

Uma antecipação, face aos anos anteriores, uma vez que estão em curso obras com o objetivo de garantir condições de segurança e qualidade clínica a utentes e profissionais, do Serviço de Observação da Urgência Médico-cirúrgica.

A Consulta Aberta vai funcionar, durante o período das referidas obras, todos os dias úteis, das 18h30 às 22h00, no espaço da Consulta Externa, na Unidade Hospitalar de Abrantes.

- Publicidade -

Após a conclusão desta fase de intervenção a Consulta Aberta funcionará, como nos anos anteriores, às segundas, terças, quintas e sextas.

Recorde-se que a Consulta Aberta foi criada com o objetivo de descongestionar a Urgência Médico-cirúrgica, permitindo que a equipa de saúde deste Serviço fique mais liberta para o atendimento aos casos emergentes e urgentes.

A Consulta Aberta destina-se, assim, a doentes não urgentes e que podem optar por esta modalidade ao invés do Serviço da Urgência Médico-cirúrgica.

Na Unidade Hospitalar de Torres Novas, a Consulta Aberta tem início previsto a partir do dia 12 de novembro. Recorde-se que foi nesta Unidade Hospitalar que a consulta aberta mais adesão teve por parte dos utentes.

Na Unidade Hospitalar de Tomar, está ainda a ser equacionada a abertura da Consulta Aberta, pois o Serviço de Urgência tem reforço de mais um médico na equipa permanente do Serviço.

Nesta Consulta Aberta, disponibilizada pelo CHMT,EPE, os doentes são avaliados em consulta de enfermagem e em consulta médica, tendo acesso igualmente a meios de diagnóstico (Análises, RX e outros Exames que o médico entenda serem necessários), tal qual como no Serviço de Urgência.

A Consulta Aberta é um complemento ao Plano de Contingência à Gripe que se manterá em funcionamento durante a vigência deste Plano e é dirigida a todos os utentes da área geográfica de referência do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE.

Hospital de Abrantes melhora serviço

O Centro Hospitalar do Médio Tejo iniciou no Serviço de Observação da Urgência Médico-cirúrgica, na Unidade Hospitalar de Abrantes, uma intervenção  que concretiza o protocolo de prestação de serviços para melhoria das condições de qualidade clínica e segurança do Serviço de Observação da Urgência Médico-cirúrgica.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração, sublinha “a importância destas obras,  que são prévias à obra de requalificação das Urgências que não poderá avançar antes desta intervenção, e que vão garantir condições de segurança e qualidade clínica a utentes e profissionais”.

A intervenção agora iniciada tem um prazo de duração previsto de dois meses, permitindo que a obra de requalificação possa iniciar na primavera de 2019.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome