Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Homem detido pela PJ por burla de MBWay fica em prisão preventiva

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na terça-feira em Abrantes um homem de 37 anos “suspeito da prática de vários crimes de burla informática e nas comunicações”, nomeadamente por “uso fraudulento do sistema MBWAY”, crimes ocorridos maioritariamente na zona deste concelho do Médio Tejo, foi hoje anunciado.

- Publicidade -

Em comunicado, a PJ refere que os crimes foram “perpetrados através do uso fraudulento do sistema MBWAY”, recorrendo a “técnicas de engenharia social”, e “aproveitando o desconhecimento de grande parte da população sobre este tipo de tecnologia”, levando as vítimas a “permitir o acesso às suas contas bancárias sob o pretexto de que tal era necessário para realizar o pagamento de um bem”.

Nas buscas, realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria e em cumprimento de mandado do DIAP de Santarém, foi “recolhido diverso material utilizado no cometimento dos crimes em causa, permitindo correlacionar situações criminais idênticas, indiciando uma atividade criminal reiterada”, lê-se na mesma nota informativa.

- Publicidade -

O arguido foi presente às autoridades judiciárias competentes, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome