Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Grupo de Teatro Palha de Abrantes estreia nova sede

O Grupo de Teatro Palha de Abrantes (GTPA) vai inaugurar este sábado, às 16:00, as suas novas instalações, que transitam do edifício Carneiro para a antiga Escola Primária de Alferrarede (Escola das Hortas). A mudança é encarada pela presidente, Helena Bandos, como uma oportunidade de dinamizar culturalmente a zona da nova sede, estendendo a sua influência cultural à zona do Tapadão, Chaínça e Alferrarede.

- Publicidade -

A inauguração está marcada para este sábado, dia 8 de junho, às 16:00, num dia repleto de atividades teatrais para todos os públicos e idades, e com entradas gratuitas para a comunidade. Os espetáculos vão decorrer na sede do grupo de teatro, com uma sala adaptada específicamente para o efeito.

Às 10:30 será levada à cena a peça de teatro para a infância “João e o Pé de Feijão”, às 16:30 haverá ‘Poesia no Feminino’ pelo GTPA, e à noite, às 21:30, será a vez da peça “O Aniversário”, também do grupo de teatro abrantino.

- Publicidade -

Em declarações ao mediotejo.net, Helena Bandos, presidente do Grupo de Teatro, disse estar satisfeita com a nova sede, tendo adiantado que o protocolo celebrado com a autarquia de Abrantes disponibiliza ao GTPA “duas salas amplas”, uma no rés-do-chão, e uma outra no 1º piso.

“A sala do 1º andar é só para espetáculos, tendo sido adaptada para o efeito. Comporta cerca de 50 pessoas mas poderá comportar mais, quando conseguirmos equipar o espaço com umas bancadas. O espaço no piso inferior é uma sala de trabalho polivalente”, adiantou Helena Bandos, tendo reiterado o convite à participação da população neste dia festivo.

“É a festa do teatro, as entradas são gratuitas e vamos ter muitas surpresas para as crianças e adultos, pelo que convido todos a virem conhecer as instalações e o nosso grupo de teatro”, disse a responsável pelo grupo cultural, que assinalou 20 anos em atividade contínua.

No passado mês de janeiro, o Grupo de Teatro Palha de Abrantes (GTPA) anunciava no seu site que estava “Com a Casa às Costas” devido à saída iminente da sede localizada no Edifício Carneiro. A necessidade de deixar as instalações que ocupavam desde 2013 devido à requalificação do espaço para a criação do Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC) não era nova, mas trazia incertezas quanto ao futuro.

Na altura, Helena Bandos – presidente da associação cultural abrantina que assinalou duas décadas de existência no ano passado – encarava a situação com “muita mágoa” e referia que que aguardavam por “melhores dias”. Luís Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes, igualmente contactado pelo mediotejo.net, sublinhava na altura que a autarquia estava a articular “alternativas adequadas” e que o impasse seria resolvido “em breve”.

Sede do GTPA no Edifício Carneiro (exterior). Foto: mediotejo.net

Cerca de um mês depois, o local da nova sede ficou definido e da parte do GTPA existe acordo e satisfação com a mudança para a antiga Escola Primária de Alferrarede, conhecida por Escola das Hortas. Segundo Helena Bandos, a notícia foi recebida com “muita satisfação” uma vez que permite ao grupo ter um “local de trabalho” e dar continuidade à programação que tinha sido interrompida em janeiro.

Em declarações ao mediotejo.net, acrescentou que a solução representa uma oportunidade para “dinamizar” a freguesia que agora os acolhe e outras mais próximas, onde pretendem “fazer um intenso trabalho cultural”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome