- Publicidade -
Quinta-feira, Janeiro 27, 2022
- Publicidade -

Abrantes | Grupo de Escoteiros em Formação nasce na cidade e alarga oferta na região

Os Escoteiros de Portugal preparam-se para ter um novo grupo em Abrantes, com sede na cidade. As inscrições para integrar o Grupo de Escoteiros em Formação em Abrantes estão abertas para candidatos dos 7 aos 21 anos e a primeira reunião presencial com as crianças vai decorrer no dia 19 de setembro, um sábado, às 15:00.  Para esclarecimentos e ficha de inscrição deve contactar o grupo.formacao.abrantes@escoteiros.pt

- Publicidade -

O Grupo de Escoteiros em Formação em Abrantes está ligado à Associação de Escoteiros de Portugal, entidade com 107 anos no ativo, tendo o grupo fundador, composto por Joaquim Mendes, Crisalda Gonçalves, Mauro Moura, Clara Simões e Pedro Aperta, dado conta ao mediotejo.net dos objetivos da formação deste Grupo Escotista em Abrantes, e que abrange ainda os concelhos de Constância, Mação e Sardoal.

Segundo Joaquim Mendes, um dos membros do grupo fundador e com 38 anos de experiência no movimento inspirado nos ideias e fundamentos de Baden-Powell, fundador do Escotismo. O grupo está inscrito na Associação de Escoteiros de Portugal, uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública e que representa o escotismo aberto a todos, sendo independente, interconfessional e multiétnico.

Os Escoteiros de Portugal preparam-se para ter um novo grupo em Abrantes, com sede na cidade. Foto: DR
- Publicidade -

A Associação de Escoteiros de Portugal foi a fundadora do escotismo em Portugal, nomeadamente em 6 de setembro de 1913, e contam com mais de 13 mil jovens em cerca de 150 unidades locais espalhadas por todo o Continente e Regiões Autónomas.

Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Federação Escotista de Portugal, que é composta pelas duas únicas associações escotistas nacionais reconhecidas internacionalmente e estão inseridos no maior movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 30 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 216 países e territórios.

- Publicidade -

Enquadram-se nas suas atividades e no método de educação não formal que utiliza, a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.

Mais informações podem ser obtidas através dos números de telefone 926 608 843 / 927 862 022, ou pelo email grupo.formacao.abrantes@escoteiros.pt

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome