Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Fontes e Aldeia do Mato a votação para “Praia Fluvial do Ano”

Foi um dos temas que marcou a última reunião pública da Câmara Municipal de Abrantes, o facto de as duas praias fluviais do concelho, sendo Fontes considerada “não classificada”, estarem a concurso para este galardão até dia 30 de outubro. Estão a votação neste concurso todas as praias fluviais do país classificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, assim como uma seleção de zonas balneares não classificadas de Portugal e que estão identificadas com a designação (NC).

- Publicidade -

O facto de o espaço recentemente intervencionado de Fontes não estar classificado enquanto praia fluvial causou alguma estranheza ao vereador do Bloco de Esquerda Armindo Silveira, que levantou questões quanto ao facto de esta se encontrar já a funcionar, concessionada e aberta ao público apesar dessa não classificação, notando algumas melhorias que faltam fazer, nomeadamente para comodidade dos utentes e alertando para a falta de sinalização na localidade.

Maria do Céu Albuquerque (PS) explicou que a inexistência de sinalização se deve ao facto de ainda não estar concluído o procedimento para classificação da zona balnear enquanto praia fluvial, mas que a autarquia tem estado a trabalhar no sentido de criar condições para atrair visitantes, seguindo as regras impostas pelo Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode (POACB) e as indicações da APA para que se mantenham o mais o possível as condições naturais do espaço, notando “um conjunto de limitações do ponto de vista físico” devido ao facto de estar instalada numa albufeira protegida e que abastece grande parte do país.

- Publicidade -

Foto: mediotejo.net

A autarca notou ainda que “as infraestruturas que estão criadas são as necessárias e as suficientes para podermos ter a designação de praia fluvial mas há todo um procedimento administrativo que é necessário preparar, nomeadamente com um conjunto de análises à qualidade da água que têm que cumprir um calendário, no sentido de atestar a sua qualidade, que aliás todos nós sabemos que é de excelência”, disse.

O executivo camarário vê nesta oportunidade de nomeação uma forma de divulgar o concelho em termos turísticos, nomeadamente através destes espaços fluviais, aproveitando “o grande ativo que é a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode”.

A votação pode ser feita online até dia 30 de outubro.

A Praia Fluvial de Aldeia do Mato, que tem Bandeia Azul hasteada pelo 8º ano consecutivo, entra na votação. Foto: mediotejo.net

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome