Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | ESTA ensinou “Como fazer reportagem com o iPhone”

Esta segunda-feira, dia 15 de Maio, a diretora do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Hália Santos, no auditório da instituição, realizou uma abertura não convencional da “Semana da Comunicação”, que decorre até sexta-feira sob o mote “Redes de Comunicação”.

- Publicidade -

Álvaro Filho, com 20 anos de experiência profissional na área do jornalismo, foi o primeiro orador do evento. Ele tratou do tema “Como Fazer Reportagens com o iPhone”, relatando que trabalha sozinho há anos e que, desde a década de 90, segue a máxima “menos é mais”.

O jornalista contou que fez a cobertura de dois campeonatos do mundo de futebol apenas com o seu telemóvel, tanto para a captação das imagens como para a própria edição, no aplicativo “Imovie”.

- Publicidade -

“A ideia que tenho de um jornalismo minimalista partiu da dificuldade de criar uma equipa para fazer uma determinada cobertura internacional. Se fosse fazer uma cobertura da campeonato do mundo de futebol com um cenografista, um repórter, um editor, um técnico de audio e um motorista, essa cobertura não saía”, explicou.

A fim de demonstrar na prática como funciona a edição do vídeo na aplicação, o profissional da comunicação que havia feito a cobertura do workshop sobre Time Lapse, realizado por Mauro Fountoura pela manhã, montou os vídeos e as fotos obtidas diante dos universitários e professores. Todo o procedimento foi exibido através de um projetor, inclusive os cortes e inserção da banda sonora.

Álvaro Filho lamenta já ter sido criticado por tirar postos de trabalho de outros profissionais, por agrupar uma série de funções em si mesmo. Debateu-se com esse pensamento durante algum tempo, mas, hoje, percebe que tem ajudado, através de formações, os profissionais que já estão no ativo a permanecerem nos seus locais de trabalho – e também a inserir os que estão a começar agora, nesta nova realidade do jornalismo.

A semana da comunicação é uma iniciativa promovida todos os anos em Abrantes, pela ESTA, com o intuito de incluir os estudantes, tanto de comunicação empresarial como de jornalismo, na prática profissional no âmbito da organização de eventos e da própria cobertura jornalística.

Vinicius Alevato, 30 anos, estudante de comunicação, está a aprender a
observar uma região com o olhar atento aos factos. Acredita no
jornalismo de proximidade e na importância de servir as pessoas através
da boa informação.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome