Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: Está aí a 1ª Feira do Emprego e Empreendedorismo

Até ao final do dia de amanhã, sábado, dia 5, decorre em Abrantes a 1ª Feira do Emprego e Empreendedorismo que promete ser um evento promotor do emprego e de novas ideias de negócio.

- Publicidade -

O evento, organizado pelo CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, está a decorrer nas instalações do Mercado Criativo onde estão presentes cerca de duas dezenas de empresas concelhias e instituições locais com stands próprios onde os visitantes poderão deixar o seu currículo. Neste espaço encontram-se ainda alguns produtores locais que, segundo Nelson de Carvalho, presidente do CRIA, “são exemplo de inovação de produtos e de pessoas que apostaram em novas áreas para desenvolver o seu negócio”.

Durante a tarde de sexta-feira, foram dados a conhecer os sistemas de incentivos existentes para a área da economia social
Durante a tarde de sexta-feira, foram dados a conhecer os sistemas de incentivos existentes para a área da economia social

- Publicidade -

Em paralelo, no auditório da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, vão decorrer diversos seminários, ao longo do dia de sábado, dia 5, que abordarão temas como marketing pessoal; oportunidades de integração profissional; perfil e potencial empreendedor; ideias e oportunidades de negócio; estruturação de candidaturas; plano de negócios e ainda um workshop de “Motivação para a flexibilidade e adaptação social”. Estes seminários, com entrada gratuita, terão como oradores Pedro Pinheiro, consultor, e Pedro Matos, vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento e Promoção do Empreendedorismo em Portugal.

Esta sexta-feira, dia 4, durante a tarde, teve lugar um seminário dedicado ao tema do “Empreendedorismo Social”, que contou com as intervenções de Alexandra Neves, representante do Fundo para a Inovação Social, e de Domingos Lopes, com responsabilidades no âmbito do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, que deram a conhecer os sistemas de incentivos existentes nesta área para uma plateia repleta de pessoas, onde estavam representantes de IPSS e Misericórdias do concelho, empresários e colaboradores de instituições.

Este primeiro seminário teve ainda a presença da presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que enalteceu o rápido desenvolvimento do CLDS 3G, projeto ao abrigo do qual esta Feira do Emprego e Empreendedorismo está a ser dinamizada, e salientou o papel que este evento tem no combate ao desemprego no concelho.

“Só em rede vamos conseguir encontrar valor para os nossos cidadãos”, referiu a autarca acrescentando que “esta é uma boa iniciativa para termos um concelho mais competitivo e para isso temos de ter mais emprego e empresas inovadoras e também novas respostas sociais”.

Gabinetes de apoio ao emprego e aos alunos

Aspecto geral da Feira no Mercado Criativo
Aspecto geral da Feira no Mercado Criativo

Sob o tema “Futuro: Vem criar o teu!”, a Feira do Emprego e Empreendedorismo marcou o início de funcionamento de dois gabinetes do CRIA: o Gabinete de Apoio ao Emprego, já a funcionar na Feira onde os candidatos podem deixar o seu currículo, e um outro gabinete de apoio aos alunos e à família que terá como função encaminhar os estudantes que não queiram prosseguir os estudos para as diferentes opções que existam no mercado.

No espaço do Mercado Criativo, durante os dias de realização da Feira, vão decorrer workshops permanentes de “Práticas Artesanais e Tradições Locais”.

Segundo o presidente do CRIA, Nelson de Carvalho, “esta Feira é uma oportunidade para se começarem a lançar plataformas que possam funcionar de forma permanente sobre este tema tão relevante que é o emprego”.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome