Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Esquadra da PSP acolhe mascote feita pelos alunos do CRIA (c/fotos)

O CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes procedeu à entrega da mascote da PSP, Falco, feita pelos utentes/alunos da instituição com apoio dos seus monitores. Na sessão, entre fotos conjuntas, risos e abraços, utentes e colaboradores puderam estreitar relações com esta força de segurança. Nelson Carvalho, presidente da direção do CRIA, frisou ser um “orgulho enorme ter o CRIA e a sua comunidade associado à fabricação deste personagem”, salientando ser da maior importância o “contacto muito próximo com o Comando e os agentes da PSP de Abrantes”, e a relação entre ambas as instituições. A mascote produzida pelo CRIA vai agora ocupar o seu lugar, certamente especial, na Esquadra da PSP de Abrantes.

- Publicidade -

A sessão abriu com uma mensagem da presidente da Comissão de Utentes, Teresa Heitor, que partilhava a mesa da sessão solene com o presidente da direção do CRIA Nelson Carvalho, a autarca Maria do Céu Albuquerque e o Comandante Distrital da PSP, João Amado.

“Em nome de todos os meus colegas quero agradecer a vossa presença hoje. Gostámos muito de todas as atividades que nos mostraram, queremos agradecer a escolha da nossa instituição para a elaboração da mascote, o Falco. É com muito gosto que o entregamos ao Chefe Amaral e a toda a equipa da esquadra de Abrantes. Muito obrigada”, fez saber Teresa, em nome dos utentes da instituição.

- Publicidade -

Nelson Carvalho, agradeceu à PSP as atividades dinamizadas na instituição durante esta terça-feira, que contou com a secção de Trânsito bem como o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da Esquadra de Abrantes, e também o Grupo de Operações Especiais da Direção Nacional da PSP com demonstração da equipa cinotécnica.

Fotos: CRIA

“Foi obviamente um dia muito feliz”, que culminou com “entrega simbólica da mascote, que aqui produzimos com muito amor e com muita dedicação, e carinho, e sob orientação da monitora Filomena Sousa”.

O presidente da direção reconheceu que “esta proximidade e relação olhos nos olhos é para nós da maior importância, e mostra que a PSP quer ter esse espírito de proximidade junto da comunidade, junto das instituições e junto de cidadãos que obviamente eu não posso e não quero deixar de realçar, até porque isto é um caminho que abriu e que queremos, da nossa parte – e manifesto total disponibilidade e vontade do CRIA – em continuar, quando se tornar oportuno e pertinente, realizar outro tipo de trabalhos”, referiu.

Foto: mediotejo.net

Presente na cerimónia oficial esteve também a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que perante convidados, utentes e colaboradores da instituição, sublinhou a parceria desenvolvida entre ambas as entidades. “É um privilégio para mim, enquanto representante de uma comunidade, presenciar a mobilização de 2 organizações para valorizarem relações de proximidade e de afeto”, disse, salientando também que “as instituições dizerem presente junto da comunidade deixa-nos a todos mais bem preparados para os desafios do futuro”.

Para a autarca é necessário que “saibamos todos ocupar o nosso lugar na construção desta comunidade que queremos mais coesa, mais forte, mais preparada para os desafios que infelizmente nem sempre estão nas nossas mãos, nem sempre conseguimos controlar. Mas se conseguirmos, assim, estar de mãos dados em pequenas iniciativas que são grandes, como esta, estamos todos de parabéns”, terminou.

Já o Comandante Distrital da PSP, João Amado, reconheceu com agrado a criação de uma réplica, em tamanho real do Falco, a mascote da PSP, “produzida com todo o empenho, engenho e arte pelos alunos do CRIA”, disse.

O Comandante fez notar ainda que “a PSP tem procurado afirmar-se como uma instituição que norteia as suas opções estratégicas pelos princípios que suportam o policiamento de proximidade”, e tem realizado “um esforço significativo por melhorar a sua integração no meio social, através da adoção de uma resposta personalizada e adaptada aos problemas concretos da comunidade local, privilegiando especialmente os grupos mais vulneráveis”.

Recordando a assinatura do Protocolo Significativo Azul, assinado em dezembro de 2014, entre o Comando Distrital da PSP de Santarém e o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, através da Esquadra de Abrantes, que veio estabelecer “um projecto inovador no quadro da consagração dos direitos e cidadania das pessoas com deficiência, e na sua relação com as suas autoridades, que têm por missão garanti-los, fomentando uma cultura de cooperação e de corresponsabilização institucional entre as diversas entidades ligadas à temática”.

Este processo colaborativo entre a PSP e as organizações de intervenção social no domínio do apoio à pessoa com deficiência “surgiu como resultado da convergência de interesses institucionais, em torno de um grupo classificado como especialmente vulnerável, visando contribuir para a sua segurança e dos que com eles interagem”, explicou João Amado.

No âmbito do Significativo Azul, 191 instituições assumiram o protocolo de adesão a compromissos locais com 134 esquadras da PSP. No caso concreto de Abrantes, nos últimos 2 anos, “o Comando Distrital da PSP de Santarém através do Modelo Integrado de Policiamento de proximidade da Esquadra de Abrantes e em estreita colaboração com o CRIA desenvolveu vários momentos especialmente direcionados para as pessoas com necessidades especiais, sendo disso exemplo as atividades que decorreram esta manhã [terça-feira, dia 16], como o exercício do Grupo Operacional Cinotécnico da UEP, as demonstrações de meios de variadas valências da PSP”, enumerou o responsável pelo Comando Distrital da PSP.

Falco (à direita) e a mascote feita à sua semelhança e que foi entregue à Esquadra da PSP de Abrantes. Feita pelos utentes do CRIA. Foto: mediotejo.net

João Amado frisou ainda o “muito trabalho” que já foi realizado desde a implementação do programa, tendo em conta a “especial vulnerabilidade que pode existir sobre pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, nomeadamente sob o risco de serem vítimas das mais diversas tipologias criminais, como a violência domestica, exploração laboral, ou crimes de cariz sexual entre outros”, momentos em que o programa se apresentou “como um efetivo contributo para a sua prevenção e combate”.

Entre as várias ações, destacou o Comandante Distrital “a sensibilização aos profissionais das organizações da área da deficiência e reabilitação para um cultura de prevenção de situações de violência e maus tratos, a formação aos elementos da PSP para a necessidade de uma especial proteção das pessoas com deficiência, a promoção da cooperação inter-institucional entre a PSP e a área da deficiência e reabilitação, a melhoria do atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência e a especialização da comunicação/informação para as pessoas com necessidades especiais, sendo disso exemplo as formações ministradas aos elementos policiais na área da língua gestual”.


O Falco é a mascote oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e nasceu em 2013, no Dia Mundial da Criança. A mascote teve a sua primeira aparição nos jardins da Presidência da República (Palácio de Belém). Foi desenvolvida no âmbito do Programa Escola Segura e procura transmitir de forma divertida ensinamentos sobre segurança.
A nova mascote produzida pelos utentes do CRIA ficará agora exposta na Esquadra da PSP de Abrantes.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -