Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Escola Dr. Manuel Fernandes regista um caso de covid-19 em aluno, 36 pessoas em quarentena

A escola secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, registou um caso positivo de covid-19 num aluno sendo que outras 36 pessoas, entre alunos e docentes, estão em vigilância, disse hoje ao mediotejo.net Alcino Hermínio, diretor do agrupamento de escolas nº2. Segundo o professor, “um aluno do 12º testou positivo” ao SARS-CoV-2 estando em casa “todos os contactos diretos” até serem testados, o que deverá acontecer brevemente .

- Publicidade -

- Publicidade -

Um aluno do 12º ano turma A da escola secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, testou positivo ao novo coronavírus, sendo que, na sequência desse resultado, outras 36 pessoas, entre alunos e professores, encontram-se em isolamento profilático em casa, disse o diretor do Agrupamento.

Em declarações ao mediotejo.net, Alcino Hermínio explicou que estão em vigilância 36 pessoas ou seja “todos os contactos diretos, os indiretos continuam a sua vida normal, indo à escola com todos os cuidados” que derivam das orientações da Direção Geral da Saúde. As autoridades de Saúde Pública entendem como contactos indiretos as pessoas que contactaram alguém que esteve em contacto direto com o infetado, acrescenta o diretor.

- Publicidade -

Em quarentena estão assim os alunos da turma do 12º A e um conjunto de alunos do 12º B “que partilham aulas devido às opções” escolares e ainda “os professores que tiveram contactos diretos com o aluno infetado” diz. O regresso à escola para já não está previsto e vai depender do resultado dos testes de diagnóstico. A autoridade de Saúde Pública indicou que “nos próximos dias as pessoas em vigilância serão contactas para a realização dos testes”.

Alcino Hermínio deixa, no entanto, uma mensagem de “serenidade” com “a garantia que todas as medidas de prevenção de contágio são cumpridas dentro e fora da escola” Dr. Manuel Fernandes.

Assegura até que “as escolas são sítios seguros, o problema está fora da escola” onde as medidas de proteção contra o SARS-CoV-2 emanadas pela DGS não se cumprem, designadamente o afastamento social, e conclui afirmando que, neste caso, “a doença veio de fora da escola”.

O caso deste aluno da Dr. Manuel Fernandes é o terceiro caso de alunos que testam positivo ao novo coronavírus em escolas do concelho de Abrantes. Os dois casos anteriores foram registados na escola secundária Dr. Solano de Abreu.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome