Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: Encontros de Comunicação da ESTA terminam em alta

Aquele que é considerado o momento alto da licenciatura em Comunicação Social da ESTA, os Encontros de Comunicação, terminam esta quinta-feira, dia 19 de maio. Foram quatro dias de trabalhos por onde passaram dezenas de oradores especialistas em diversas áreas cujas intervenções foram todas emitidas em direto, num trabalho desenvolvido pelos alunos da licenciatura.

- Publicidade -

Temas como a comunicação na era digital, o jornalismo regional, trade marketing, o futuro da profissão, bem como os desafios de comunicar online ou comunicar o desporto, foram alguns dos temas que estiveram em debate durantes os Encontros de Comunicação 2016 da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).

Para Hália Costa Santos, diretora da licenciatura de Comunicação Social da ESTA, “o balanço é extremamente positivo, é um momento alto da licenciatura em Comunicação Social que nós todos os anos temos vindo a organizar. Nos últimos anos, tem sido uma iniciativa dos alunos e este ano tem a particularidade dos alunos envolvidos estarem a ser avaliados, ou seja, decidimos integrar a organização deste tipo de evento no âmbito da licenciatura”.

- Publicidade -

“Este ano passámos os Encontros de Comunicação para quatro dias, aumentámos um dia porque havia uma vontade muito grande de fazer mais coisas para além dos painéis tradicionais e daí termos este ano a música, o teatro, a pintura e a dança, outras modalidades de comunicação inseridas neste encontro que acabam por ser a demonstração de outras formas de comunicar e que criam momento diferentes entre professores e alunos”, salienta Hália Costa Santos.

Andreia Almeida, da Dial Reset, e Luís Curvelo, da Compta, durante a palestra sobre "Comunicar é gerar impacto" (Foto: mediotejo.net)
Andreia Almeida, da Dial Reset, e Luís Curvelo, da Compta, durante a palestra sobre “Comunicar é gerar impacto” (Foto: mediotejo.net)

A grande novidade da edição deste ano dos Encontros de Comunicação da ESTA prende-se com o facto de que todas as intervenções, durante os quatro dias, terem sido transmitidas em livestream: “todo o Encontro foi colocado na internet e não só em câmara parada, foi editado em tempo real pelos alunos, com acompanhamento do professor numa primeira fase e depois sozinhos, como se estivessem a trabalhar num canal de televisão em direto. Isso coloca alguma pressão em cima deles, mas é também isso que pretendemos, é colocar os alunos em situações reais de contexto de trabalho”, refere a responsável pela licenciatura em Comunicação Social.

Hália Costa Santos lembra ainda que este evento é aberto a toda a comunidade e lamenta a falta de participação de pessoas externas à ESTA salientando que “gostávamos que qualquer pessoa que tivesse interesse neste tipo de iniciativas pudesse vir e participar”.

A aposta na divulgação dos produtos regionais tem estado presente nestes Encontros de Comunicação e, segundo Hália Santos, “este ano voltou a correr muito bem e é para continuar. Já no ano passado, foi ideia de uma aluna fazer uma mostra de produtos regionais e correu muito bem, as empresas de Abrantes foram muito recetivas, responderam ao desafio e este ano decidimos repetir”, destacando este ano “a parceria muito interessante com a Sofalca que nos permite ter um palco muito mais diferente, inovador e atrativo. Somos um curso de jovens e queremos uma imagem diferente e mostrar coisas criativas e neste sentido, a parceria com a Sofalca e com a empresa Isabéis Decoração, permitiu-nos ter um palco mais bonito e atrativo”.

Na edição deste ano, para além da presença das empresas regionais, Hália Santos destaca “o facto dos jornalistas regionais terem vindo à nossa casa e estarem connosco porque achamos que é muito importante esta relação com eles e o encontro pretende ser, não só de âmbito regional, mas também de âmbito nacional”.

Hália Costa Santos refere que outro dos momentos importantes nestes Encontros de Comunicação são os testemunhos deixados por ex-alunos da ESTA que marcam presença neste evento para falarem das suas experiências nos estágios e durante o Programa Erasmus. “Esta relação dos ex-alunos com os atuais alunos funciona muito bem e queremos continuar a fomentar estes encontros porque estes ex-alunos funcionam quase como padrinhos dos atuais alunos”, refere o diretora da licenciatura em Comunicação Social.

Eduarda Charneca, é aluna do 2º ano de Comunicação Empresarial na ESTA e participou na organização dos Encontros, fazendo um balanço muito positivo, quer da sua participação na organização, quer em termos do desenrolar dos trabalhos.

Luís Curvelo, da Compta, durante a sua intervenção sobre os impactos da comunicação (Foto: mediotejo.net)
Luís Curvelo, da Compta, durante a sua intervenção sobre os impactos da comunicação (Foto: mediotejo.net)

“Estes eventos não acontecem de um dia para o outro, é preciso contactar os convidados todos, é preciso preparar tudo. Acabámos por ter cerca de 2/3 meses para preparar tudo, mas foi muito a correr porque temos de conciliar com as aulas e frequências, foi um pouco complicado, mas correu tudo bem”, refere Eduarda Charneca.

Para esta aluna, “é muito importante participar na organização destes eventos porque estamos a consolidar o que aprendemos na escola e até mesmo alguns conhecimentos que não aprendemos nas aulas teóricas porque com estes eventos percebemos que há coisas que efetivamente temos de fazer e assegurar”. “É muito importante e estimulante para nós porque ficamos com outra bagagem, não temos só teórica mas também ficamos com a prática e sabemos o que pode acontecer”, acrescenta.

Eduarda Charneca deixa o desafio: “este é um evento que não é só para nós, é para toda a comunidade não só abrantina, mas como nacional, e para o ano gostaríamos muito de ter mais pessoas de fora”.

Sob o tema “A arte de comunicar: informar e marcar a diferença”, durante os quatro dias dos Encontros de Comunicação da ESTA, para além das comunicações dos oradores convidados, realizou-se um workshop de media training e outro de maquilhagem, uma prova de produtos regionais, foi inaugurada a exposição de pintura “Teoria Geral dos Caminhos”, com trabalhos do artista tomarense João Costa Rosa, a atuação da ESTATuna, uma apresentação de teatro pelos alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, um workshop de danças de salão e uma atuação musical com Carina Oliveira, que decorreu no Espaço Sr. Chiado, em Abrantes.

Para o ano, há mais.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -