Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: Empresários da região visitaram centros de tecnologia do Tagusvalley

No seguimento de um convite da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, diversas empresas e entidades da região do Ribatejo visitaram os centros de transferência de tecnologia instalados no Tagusvalley, em Alferrarede, Abrantes.

- Publicidade -

A visita decorreu no passado dia 14 de abril e, segundo refere a autarquia de Abrantes em nota de imprensa, “participantes puderam inteirar-se da capacidade instalada nos dois centros de transferência de tecnologia integrados e da oferta de respostas efetivas às necessidades das empresas e da indústria, relativamente a novos produtos, implementação de novas tecnologias nos processos, introdução de melhorias, reconversão de produtos ou de processos já existentes”.

O INOV’LINEA centra-se na aplicação das novas tecnologias no setor alimentar e no desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente através da utilização das mais recentes técnicas de conservação. Já o LINE.IPT é um dos centros de investigação aplicada mais bem equipados do país, estando vocacionado para as indústrias de produção, cujas áreas preferenciais de atuação são a engenharia mecânica, automação, eletrónica e informática.

- Publicidade -

Antes da visita às instalações, teve lugar uma receção pela presidente da Direção da NERSANT (parceiro fundador do Tagusvalley), Maria Salomé Rafael, e pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que também preside à Direção da entidade gestora do Parque.

abrantes_visita empresarios Tagusvalley
Maria Salomé Rafael, presidente da Direção da NERSANT, e Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes que também preside à Direção da entidade gestora do Parque, falaram com os empresários antes da visita às instalações do Tagusvalley (Foto: CMAbrantes)

Maria Salomé Rafael salientou o empenho em aproximar as empresas associadas da NERSANT ao Parque Tecnológico; “para acrescentar valor à economia da região e à promoção do emprego”.

Maria do Céu Albuquerque passou em revista os 10 anos de atividade do Parque e sublinhou a importância do trabalho em rede com entidades externas e a ligação efetiva aos centros de conhecimento: Institutos Politécnicos de Tomar e de Santarém e universidades.

A presidente da autarquia de Abrantes focou também os resultados operados na incubadora de empresas: desde 2010, o INOV.POINT, Centro de Inovação e Desenvolvimento Empresarial, impulsionou o aparecimento de mais de uma centena de projetos, que resultaram em quatro dezenas de novas empresas no Médio Tejo, acrescentando valor à economia e criando postos de trabalhos. Atualmente conta com 24 empresas residentes. Ainda recentemente a COMPTA, empresa mais antiga do país a trabalhar nas várias áreas das tecnologias, ali instalou uma delegação para as futuras “start ups” criadas no âmbito da plataforma Lusídeias.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome