Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Dicas práticas da culinária vegan entre brigadeiro saudável e batidos energéticos

A “Cozinha Verde” marcou a manhã do pretérito sábado, no Mercado Municipal de Abrantes, onde mais de 20 cidadãos interessados e praticantes do veganismo compareceram ao Workshop sobre comida vegan para principiantes.

- Publicidade -

Olhares atentos, papel e caneta nas mãos e muito interesse nas informações fornecidas por Filipa Range, foi a forma que o público se posicionou diante das orientações e dicas dadas pela criadora do blog “a cozinha verde”, no 1° piso do Mercado diário.

Imagine um brigadeiro sem açúcar, sem glutén e raw, ou seja, cru. Foi uma das receitas executadas na hora, com a ajuda da plateia, como sobremesa. Ao invés do achocolatado, do leite condensado e manteiga usou-se o miolo da avelã, as tâmaras sem caroço, 100% de cacau cru em pó e geleia de arroz. Depois de processados, os ingredientes foram moldados em bolinhas tradicionais e em seguida envolvidos com coco ralado.

- Publicidade -

“Brigadeiros Saudáveis” confeccionados na hora, com a ajuda de duas voluntárias, na Academia do Mercado Municipal de abrantes Foto: mediotejo.net

“Quando falamos em veganos, para além da parte alimentar, estamos a falar de todo um estilo de vida que está associado a essa alimentação”, explicou Filipa, referindo que os praticantes do veganismo não utilizam ou consomem nada que provenha da exploração de animais.

A profissional, que admitiu ter sido surpreendida pela positiva pela adesão das pessoas ao workshop, fez um “Batido Verde energia” com leite de aveia, espinafres, bananas maduras, abacate maduro, hortelã, superalimento e cubos de gelo. A dica sugerida foi consumir o batido imediatamente para manter o máximo dos nutrientes, e também utilizar as frutas bem madura e congeladas para dar uma textura melhor e mais doce.

“Batido VERDE energia” Foto: mediotejo.net

Segundo Filipa Range, “para quem faz uma alimentação vegan ou vegetariana deve ter atenção em incluir” nas suas receitas as leguminosas, oleaginosas, que são os frutos secos e as sementes, e também os cereais integrais, para obter a proteína completa que é encontrada em alimentos de origem animal. Ela ainda explicou que esses grupos alimentares devem ser combinados ao longo do dia, porém, não precisa ser na mesma refeição ou prato.

O cálcio está presente “basicamente em todos os ingredientes, mas assim aqueles que são mesmo bons de nós irmos buscar o cálcio são os legumes de folha verde escura, couves, brócolos, espinafres e todas as verduras em geral, que são riquíssimas em cálcio”, esclareceu a profissional.

Com a bancada bem servida, com alimentos frescos preparados ao vivo, os veganos e simpatizantes dessa filosofia, não só alimentar mas de vida, foram convidados a degustar e comprovar se é possível manter o sabor com “A cozinha Verde”.

 

Vinicius Alevato, 30 anos, estudante de comunicação, está a aprender a
observar uma região com o olhar atento aos factos. Acredita no
jornalismo de proximidade e na importância de servir as pessoas através
da boa informação.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here