Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Dia Mundial do Ambiente comemorado com leitura no Parque Tejo

O Dia Mundial do Ambiente é comemorado no Parque Tejo com duas iniciativas literárias para os públicos infantojuvenil e sénior. A primeira leva ambos até ao local esta terça-feira, às 10h30 e às 14h00, para participar no “Abrantes a Ler: Leitura, Identidade e Cidadania” e os mais novos regressam no dia 9 para sessões da Biblioteca ao Sábado” fora de portas, às 10h30 e às 11h30.

- Publicidade -

O tema de terça-feira é “Ler para mudar: ambiente e desenvolvimento sustentável” e o ponto de partida definido foi a obra literária “A plantinha dos meus pais” (editora Textiverso). As crianças do ensino pré-escolar e os seniores ficam a conhecer os textos de Manuela Ribeiro e as ilustrações de Nídia Nair que focam alguns problemas atuais das famílias, com destaque para a infertilidade e a adoção.

O livro dá o mote para os encontros de sábado com uma nova iniciativa que comemora o Dia Mundial do Ambiente dirigida ao público em geral. As famílias com crianças com idades entre os três e os seis anos chegam primeiro, pelas 10h30, e no caso das idades dos mais pequenos se encontrarem entre os sete e os 10 anos, assistem à sessão que tem início uma hora depois.

- Publicidade -

Sob o tema “Separar é Cuidar do Ambiente”, esta quarta-feira, dia 07 de junho, pelas 14h00, no ParqueTejo, são lançadas duas campanhas de solidariedade social intituladas “A sua Ajuda é Fundamental” e “Ajude-nos a ajudar – os bombeiros merecem”.

A campanha “A sua Ajuda é Fundamental” é uma campanha a realizar com Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centros de Dia, Lares, Hospitais, Centros Sociais, Associações de Apoio à 3ª Idade do concelho. O repto é dado a cada Instituição para que promova uma campanha de recolha de embalagens de plástico e metal e de papel /cartão, em que o resultado reverterá na doação de Equipamentos de Apoio Técnico a pessoas necessitadas ou em apetrechamentos para as próprias instituições.

Já a campanha “Ajude-nos a ajudar – os bombeiros merecem” é dirigida à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes, com o desafio na recolha Pilhas, em que o resultado da recolha reverterá na doação de Equipamentos de Saúde para as Ambulâncias e/ou Equipamentos de Proteção Individual dos Bombeiros.

Recolher os resíduos recicláveis e garantir o seu correto encaminhamento para reciclagem é o principal objetivo destas campanhas que contam com a participação ativa de todos na separação, acondicionamento e deposição dos resíduos, um processo que permite a reutilização como matéria-prima no fabrico de novos produtos, diminuindo assim o consumo de recursos naturais.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome