Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Abrantes | Dia da Cidade com homenagens e inaugurações de espaços culturais

Abrantes comemora na segunda-feira, dia 14 de junho, com homenagens, condecorações e inauguração de espaços culturais, o 105º aniversário da elevação da “Notável Vila de Abrantes” à condição de cidade, facto que se consumou a 14 de junho de 1916.

Em cenário de pandemia, e sem os habituais encontros e concertos, o feriado municipal é este ano assinalado em dois momentos: de manhã, com as cerimónias oficiais na Praça Raimundo Soares, em que serão homenageados os trabalhadores com 25 anos de serviço e aposentados, e condecoradas com a medalha de mérito municipal as escolas do concelho.

A Câmara de Abrantes vai atribuir este ano a Medalha de Mérito Municipal às escolas públicas do concelho em reconhecimento do “espírito de resiliência, competência e capacidade de adaptação” que as comunidades escolares demonstraram durante o contexto da pandemia, justificou o presidente da autarquia, proposta aprovada por unanimidade.

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES

A tarde do dia 14 de junho será marcada por inaugurações, a primeira das quais relativa às obras de Conservação e Restauro do Património Integrado da Igreja de São Vicente, às 17:00, seguido da inauguração da adaptação da Igreja de Santa Maria do Castelo para instalação da Museografia e Arquitetura expositiva do Panteão dos Almeida, às 18:00.

Dia da Cidade de Abrantes – Programa – 14 junho 2021

Cerimónia oficial na Praça Raimundo Soares

10:00 – Cerimónias oficiais do Dia da Cidade com hastear das Bandeiras ao som do hino nacional pela voz de Salomé Silveira, acompanhada pela guitarra portuguesa de João Vaz.

10:15 – Homenagem aos trabalhadores com 25 anos de serviço e aposentados (incluindo já os trabalhadores das escolas que a autarquia assumiu com a transferência de competências).

10:30 – Homenagem de reconhecimento às escolas publicas do concelho de Abrantes com a atribuição de Medalha de Mérito Municipal. Serão entregues às seguintes escolas e agrupamentos: Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes; Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes; Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA); Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e Centro Local de Aprendizagem de Abrantes – Universidade Aberta.

Inaugurações no dia 14 de junho

17:00 – Obras de Conservação e Restauro do Património Integrado da Igreja de São Vicente.

18:00 – Adaptação da Igreja de Santa Maria do Castelo para instalação da Museografia e Arquitetura expositiva do Panteão dos Almeida em Abrantes. Seguir-se-á a recriação histórica ‘Nós, os Almeida!’, no Castelo Fortaleza, com encenação de Paulo Leite.

Abrantes comemora 105 anos de elevação a cidade no dia 14 de junho. Foto: DR

A elevação da Abrantes a cidade efetivou-se a 14 de junho de 1916, num processo que resultou de uma promessa de Bernardino Machado, num comício de 1907, a que Manuel Lopes Valente Júnior soube dar força ao garantir a sua aprovação pelo Senado Municipal, em abril de 1913.

O programa do Dia da Cidade será restrito devido à atual situação de pandemia e não terão lugar, pelo segundo ano consecutivo, as Festas de Abrantes, realizando-se, à semelhança do ano passado, apenas as cerimónias oficiais e os dois momentos culturais. 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome