Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Deputada do BE vai ao terreno ver poluição causada por suinicultura

Na próxima segunda-feira dia 1 de março, o Bloco de Esquerda de Abrantes, acompanhado pela deputada Fabíola Cardoso, irá realizar uma visita de trabalho presencial para aferir dos problemas causados por uma suinicultura na União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

- Publicidade -

O objetivo passa por verificar no terreno, “os efeitos altamente negativos provocados pela suinicultura instalada na Quinta da Craveira e que desde 2009 liberta odores insuportáveis e efluentes para a linha de água contaminando solos, as massas de água superficiais e subterrâneas, e destruindo vegetação e outas espécies”, dá conta o BE em nota de imprensa.

O BE assume-se “comprometido com a resolução deste problema e esta visita servirá também para reforçar argumentos numa luta que tem a dimensão nacional e na qual o BE está profundamente envolvido”, pode ainda ler-se na mesma nota informativa.

- Publicidade -

Estará também presente a proprietária da Quinta da Amieira, Ana Alves, assim como alguns habitantes do Lugar do Marco.

A deputada do Bloco de Esquerda eleita por Santarém, Fabíola Cardoso, em recente audição da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na Assembleia da República, questionou sobre as descargas poluentes desta suinicultura situada na Quinta da Craveira, em Abrantes.

A intervenção da deputada do Bloco de Esquerda centrou-se nas descargas poluentes efetuadas por uma suinicultura industrial situada na Quinta da Craveira, Lugar do Marco, que têm contaminado solos, vegetação, águas superficiais e subterrâneas, afetando a qualidade de vida dos habitantes daquela localidade da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

Em nota de imprensa, o Bloco de Esquerda lembra que “a situação arrasta-se há mais de uma década sem que as entidades competentes ponham cobro à poluição. No dia 9 de fevereiro ocorreu uma nova descarga poluente”, prontamente denunciada à Câmara Municipal de Abrantes, à Agência Portuguesa do Ambiente e à GNR.

Notícia relacionada:

Abrantes | Descarga poluente de suinicultura origina queixa na APA e na GNR

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome