Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Abrantes debateu os Mitos e os Desafios do Desporto no feminino

Desporto no feminino: Mitos e Desafios foi um dos temas que encerrou a IV Semana da Educação, Igualdade e Cidadania, no âmbito de um seminário que decorreu no auditório da Escola Secundária Dr Manuel Fernandes, em Abrantes, na pretérita sexta-feira.

- Publicidade -

Integrado no programa que decorreu durante três intensos dias, estava este seminário “Desporto no feminino”, evento organizado pela Câmara de Abrante e Direção Regional Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, e que abordou o papel desenvolvido pelas mulheres no desporto.

O treinador José Couceiro foi um dos presentes, a par de outras figuras do desporto nacional, como Isabel Cruz, Cristina Almeida, Cláudia Marques, José Monteiro, Marta Pen, Susana Feitor, Mariana António e Valter Madureira, tendo referido ao mediotejo.net que o problema da igualdade de oportunidades “é um problema de base, um problema estrutural que remete para mudanças de mentalidade”.

- Publicidade -

“Tudo passa pelo núcleo familiar e pela escola, mas isto é algo que não muda de um dia para o outro. São precisas uma ou duas gerações”, defendeu, tendo Couceiro parabenizado a organização: “Estão de parabéns porque este problema tem de ser discutido, tem de ser olhado de frente, e tem de ser discutido de modo a podermos encontrar soluções para o ultrapassar”.

COUCEIRO1
Abrantes debateu os Mitos e os Desafios do Desporto no feminino. na foto: Luís Dias, vereador Desporto CM Abrantes, e o treinador José Couceiro

O vereador do Desporto da Câmara de Abrantes, Luís Dias, manifestou a sua “satisfação pela qualidade das intervenções dos palestrantes e dos diversos intervenientes”, num evento que gerou “produção de conhecimento”

“O lote de convidados ajudou em Abrantes a derrubar mitos, preconceitos e estereótipos e lançaram desafios para novos cenários e para a afirmação da igualdade de acesso e de oportunidades”, disse o autarca, tendo lembrado que o propósito do seminário era precisamente o de “acicatar”.

“Acicatar no sentido de valorizar o papel da mulher na sociedade mas também nas práticas associadas ao desporto”, precisou.

A presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, a diretora regional do IPDJ, Eduarda Marques, e Alcino Hermínio, diretor da ESMF, estiveram na sessão de apresentação para um seminário que contou com mais de 100 participantes de todo o país. O 3º seminário está já em preparação para 2017.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome