Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Junho 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Panteão dos Almeida, um museu que nasce na Igreja de Santa Maria do Castelo (c/áudio)

O projeto de execução da Museografia e Arquitetura Expositiva para o Panteão dos Almeida na Igreja de Santa Maria do Castelo está quase concluído e a poucas semanas de integrar a rede de museus de Abrantes, projeto em curso no concelho e que terá no Museu MDF, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) e Museu de Arte Contemporânea (MAC) Charters de Almeida a sua rede nuclear. A inauguração do Panteão dos Almeida está agendada para dia 14 de junho.

- Publicidade -

Luís Dias, vereador da Cultura na Câmara de Abrantes, disse ao mediotejo.net que o projeto em curso na Igreja de Santa Maria do Castelo, um monumento nacional integrado em plena fortaleza, está já na fase final de arquitetura expositiva e de narrativa museológica, projeto onde se pretende dignificar toda a estrutura tumular da família Almeida que está ali sepultada e de tudo o que respeito ao espírito de lugar daquela igreja.

O autarca lembrou que foi naquela igreja que decorreu um dos episódios mais marcantes da história de Portugal, com o Conselho de Guerra da Batalha de Aljubarrota, em 1385, onde D. João I e D. Nuno Álvares Pereira decidiram que iriam para o campo da batalha, em São Jorge, combater os espanhóis, e que foi ali que se fez o Conselho de Guerra num momento decisivo para a afirmação da independência de Portugal.

- Publicidade -

ÁUDIO: LUÍS CORREIA DIAS, VEREADOR CULTURA CM ABRANTES:

A obra de construção civil necessária para adaptar a Igreja à instalação da museografia rondou os 150 mil euros, sendo que a aquisição de sistemas cenográficos, tecnológicos e comunicacionais para a interpretação do Panteão implicaram um investimento na ordem dos 75 mil euros. O projeto decorre no âmbito da reabilitação do património religioso no concelho de Abrantes e do projeto cultural do Município.

A intervenção consistiu na construção de antecâmara em vidro no acesso principal, na colocação de estrutura em madeira pousada no pavimento para nivelação do espaço, colocação de painéis de vidro na estrutura de madeira, com iluminação LED, para suporte da informação, colocação de uma rampa para pessoas com mobilidade condicionada no acesso lateral poente e na criação de uma estrutura para colocação de peças na sala sul.

Igreja de Santa Maria do Castelo, Abrantes. Créditos: DR

Para além do Museu MDF, o primeiro a ser inaugurado no âmbito da rede de museus em curso, e do Panteão dos Almeida, a ser inaugurado nas próximas semanas, o projeto cultural municipal passa ainda pela abertura ao público do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) com a coleção da Fundação Estrada, a coleção municipal e a coleção de Maria Lucília Moita, no Convento de São Domingos, e pela reabilitação do Edifício Carneiro para instalação do acervo do escultor Charters de Almeida, obra também em curso. 

Museu D. Lopo de Almeida, Castelo de Abrantes. Foto: DR

Luís Dias destacou ainda o cineteatro São Pedro e o futuro edifício multiusos como importantes no âmbito desta “cartografia cultural”, tendo feito notar ainda as intervenções de requalificação e preservação ao nível do património religioso na cidade onde, para além da intervenção na Igreja de Santa Maria do Castelo, tem sido objeto de investimento a Igreja da Misericórdia e as Igrejas de São João e de São Vicente, ambas classificadas como monumentos nacionais.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome