Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Curso de Liderança rotário regressou para formar agentes de mudança

O Rotary Club de Abrantes (RCA), em colaboração com o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), voltou a organizar o Curso de Liderança. Durante sete dias, 23 jovens, com idades entre os 17 e os 22 anos, participaram em diversas atividades práticas e teóricas.

- Publicidade -

O objetivo foi desenvolver as capacidades de liderança nos jovens da comunidade, valorizando-se também a formação cívica e a aprendizagem em áreas específicas, como a Comunicação.

O presidente do RCA, Leal Neto, recorda que “estamos num mundo em que a mudança é instantânea e há pouco que fique constante”. Por isso, “toda a formação, todo o conhecimento, toda a capacidade de se adaptar a novas realidades é fundamental para singrar neste nosso mundo, em especial para os jovens”, disse.

- Publicidade -

XI Curso de Liderança do Rotary Club de Abrantes. Créditos: RCA

Depois de um ano de interregno devido à situação de pandemia, esta é a 11ª vez que o RCA organiza o Curso de Liderança. Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, da Mitsubishi Fuso e da Fundação Rotária Portuguesa, enquadra-se num conjunto de atividades deste clube abrantino que têm um especial enfoque na formação.

A atribuição de bolsas de estudo e a realização de cursos de suporte básico de vida são outras das iniciativas que o RCA organiza regularmente.

O presidente do RCA destaca os objetivos que se pretende que os jovens participantes no Curso de Liderança tenham alcançado: “A capacidade de resolver novos problemas, a capacidade de trabalhar e confiar nas pessoas que fazem parte das suas equipas, a capacidade de ver para além de si mesmo e ser capaz de se colocar no lugar das pessoas que estão ao seu lado”.

XI Curso de Liderança do Rotary Club de Abrantes. Créditos: RCA

Por outro lado, sendo uma formação intensiva, também se pretendeu que os jovens pudessem “testar dos seus limites, sejam eles físicos, emocionais ou outros, testar novos desafios”.

Leal Neto sublinha que colocar os jovens no papel de ‘chefe’ lhes dá uma outra perspetiva sobre as decisões, pelo que a participação no Curso de Liderança certamente que “os deixará mais bem preparados para a mudança”. E conclui: “Mais do que estar preparado para a mudança, importa que possam ser agentes da mudança”.

XI Curso de Liderança do Rotary Club de Abrantes. Créditos: RCA

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome