- Publicidade -
Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

Abrantes | Covid-19: Câmara implementa Plano de Contingência

O Plano de Contingência da propagação da infeção humana pelo coronavírus Covid-19 nos edifícios e equipamentos municipais de Abrantes foi implementado esta semana. Em nota de imprensa, a Câmara Municipal assegura seguir as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

- Publicidade -

- Publicidade -

O objetivo passa por “proteger a saúde de todos os que trabalham e frequentam os serviços municipais, enfrentar eventuais impactes e antecipar estratégias e procedimentos que garantam a gestão dos serviços camarários. A coordenação deste Plano de Contingência é do Presidente da Câmara”, indica a mesma nota.

Acrescenta ter sido “constituída uma estrutura interna para acompanhamento e, em caso de necessidade, de definição de medidas e respetiva articulação com as entidades de saúde e outros agentes de proteção civil. Será feita a monitorização permanente das medidas tomadas e a tomar. Foram disponibilizados kits de proteção para os trabalhadores distribuídos pelos diversos serviços”.

- Publicidade -

O Plano de Contingência “informa os trabalhadores sobre o novo vírus; elucida sobre as medidas de prevenção e controlo desta infeção e relativamente aos procedimentos e medidas a adotar perante a identificação de casos suspeitos ou confirmados e define grupos de trabalho para acompanhamento e tomadas de decisão. São também definidas as áreas de isolamento (5) nos diversos equipamentos municipais”.

O procedimento de implementação do Plano de Contingência divide-se em três fases: preparatória e de promoção da prevenção; de ação, em caso de existência de casos confirmados entre os trabalhadores e de recuperação, também em casos confirmados.

- Publicidade -

O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Abrantes Covid-19 “foi desenvolvido com base nas orientações da DGS” e está a ser divulgado junto dos trabalhadores dos vários edifícios da Autarquia.

No dia 09 de março, realizou-se nos Paços do Concelho uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil para acompanhamento da situação do Covid-19. Foi apresentado o Plano e abordada a possibilidade de articulação com outras entidades, em caso de necessidade.

À tarde, realizou-se uma reunião interna com os chefes das diversas divisões para apresentação do documento com vista à sua divulgação junto de todos os trabalhadores.
O Conselho Municipal de Segurança reuniu ontem, dia 10 de março, altura em que o Plano foi também apresentado aos conselheiros.

A Câmara Municipal de Abrantes garante informar toda a comunidade das decisões e medidas que venham a ser adotadas pela DGS.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome