Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Concurso Social FOOD+ incentiva pessoas para criação de autoemprego (c/áudio)

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Ideias Social FOOD+, um projeto do Tagusvalley e do CRIA de Abrantes destinado a pessoas em situação de desemprego e que visa incentivar a criação de autoemprego e o desenvolvimento de pequenos negócios na área alimentar.  

- Publicidade -

A cerimónia de entrega de Prémios do Social Food+ decorreu no dia 9 de junho no Edifício Inov.Point, no TagusValley – Parque de Ciência e Tecnologia, tendo contemplado as propostas de Lina Margarita Riquelme Barraza, com os seus ‘Chilenitos’, Rita Fonseca Amaro, com as suas ‘tiras de fruta desidratada’, e Marília José Batista Candeias, com a sua proposta de ‘cacholeira’.

Com este concurso, dirigido a pessoas que se encontrem em situação de desemprego, os vencedores beneficiam de apoio técnico e de infraestruturas para desenvolver o seu produto alimentar e que pode mesmo vir a a evoluir de uma ideia para um negócio.

- Publicidade -

Segundo notou Andreia Vitória, coordenadora do projeto ao nível do CRIA, esta iniciativa do TagusValley – Parque de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), no âmbito do projeto CLDS4G, nasceu com o objetivo de estimular ideias, apoiando os habitantes do concelho de Abrantes que necessitam de ajuda para impulsionar o seu projeto profissional com o desenvolvimento de produtos alimentares.

ÁUDIO: ANDREIA VITÓRIO, CLDS4G ABRANTES/CRIA:

Presentes na cerimónia de entrega de Prémios do Social Food+, além dos responsáveis pelo concurso, Paula Grijó, vereadora e presidente da direção da Tagusvalley, Pedro Saraiva, diretor executivo da Tagusvalley, membros do júri, e a vereadora com o pelouro da Ação Social, Celeste Simão, estiveram quatro das cinco concorrentes participantes que nos falaram das propostas culinárias apresentadas.

 

As vencedora doram Lina Barraza, com os seus ‘Chilenitos’, Rita Amaro, com as ‘tiras de fruta desidratada’, e Marília Candeias, com a sua proposta de ‘cacholeira’. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO: CONCORRENTES DO SOCIAL FOOD+ APRESENTAM IDEIAS:

Com esta iniciativa, dirigida a pessoas que se encontrem em situação de desemprego, os vencedores poderão beneficiar de apoio técnico e de infraestruturas para desenvolver o seu produto, nomeadamente com a possibilidade de utilizações da cozinha industrial pré-licenciada e equipamentos e utensílios base, consultoria em rotulagem, licenciamento e obrigações legais, higiene e segurança no trabalho, processo produtivo, assim como consultoria no apoio ao desenvolvimento do plano de negócio.

Por outro lado, os três vencedores, de um total de cinco concorrentes nesta primeira edição, vão usufruir de trabalho gratuito de análise sensorial do produto, criação de ficha técnica, divulgação, e acesso a rede de parceiros, destacou Paula Grijó, presidente da direção do Tagusvalley – Centro de Tecnologia Alimentar.

ÁUDIO: PAULO GRIJÓ, TAGUSVALLEY:

O Concurso de Ideias Social FOOD+, é um projeto do Tagusvalley e do CRIA de Abrantes e que visa incentivar a criação de autoemprego. Foto: mediotejo.net

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome