Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Conclusão do novo Centro Escolar adiada para janeiro de 2022 (c/áudio)

A empreitada de requalificação e ampliação do Colégio Nossa Senhora de Fátima foi prorrogada por mais 245 dias, o que significa que o novo Centro Escolar de Abrantes não estará concluído aquando da abertura do próximo ano letivo, tendo agora como prazo de conclusão o dia 31 de janeiro de 2022.

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou a concessão da prorrogação graciosa do prazo para conclusão da empreitada de “Requalificação e Ampliação do Colégio de Nossa Senhora de Fátima em Abrantes para Instalação do Centro Escolar de Abrantes”, tendo agora como data de conclusão o dia 31 de janeiro de 2022. A decisão foi aprovada esta terça-feira, 15 de junho, em reunião de executivo. 

O presidente da Câmara de Abrantes começou por justificar a prorrogação de mais 245 dias de obra com a pandemia que “também não deu tréguas aos nossos empreiteiros”, no caso a empresa Tecnorém, com “vários casos de trabalhadores positivos, o que atrasou imenso […] é difícil ter pessoas a trabalhar sobretudo em áreas especificas, é difícil ter os materiais a chegar a tempo, um conjunto de operações sobretudo em obras de grande envergadura, obras enormes, de grande complexidade”.

- Publicidade -

Segundo Manuel Jorge Valamatos (PS) “em janeiro, se tudo correr bem, teremos o novo Centro Escolar pronto e depois teremos tempo de analisar com o Ministério da Educação e com os Agrupamentos Escolares a forma como vamos inaugurar e por em funcionamento o novo Centro Escolar”.

ÁUDIO: MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:

Recorde-se que, em novembro de 2017, havia sido anunciado que a empresa vencedora era a CIP – Construções S.A. – pelo valor de 2,8 milhões de euros mais IVA à taxa legal em vigor. Após o visto do Tribunal de Contas a empreitada poderia iniciar-se e a empresa CIP – Construções S.A. teria então 720 dias de prazo para a execução da obra, que conta com garantia de financiamento no âmbito do Portugal 2020.

Mas por não entregar a documentação exigida atempadamente, tal como previsto nas normas do concurso público, o segundo classificado – a empresa Tecnorém – Engenharia e Construções S.A. – foi notificado para arrancar com a empreitada.

Também o vice-presidente João Gomes justifica o atraso, de cerca de dois anos, com a pandemia, com “um grande problema de mão de obra” mas também “de materiais para fornecer as obras, a nível de ferro, de alumínio, de vários compostos de revestimentos. Estamos com uma realidade que não me lembro de ter acontecido no nosso País: não haver para entrega muitos dos materiais necessários para a execução das obras […] iremos fazer o possível para que as coisas corram dentro da normalidade e possamos recuperar um bocadinho do tempo perdido”, notou.

ÁUDIO: JOÃO GOMES, VEREADOR CM ABRANTES:

A intervenção no edifício do antigo Colégio Nossa Senhora de Fátima conta com a criação de salas de jardim-de-infância, para um máximo de 75 alunos, e 8 salas de aulas para o 1º ciclo, albergando um máximo de 180 alunos. O Centro Escolar de Abrantes terá ainda um refeitório para um máximo de 286 utentes, uma sala polivalente e um centro de recursos.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -