O Orfeão de Abrantes vai realizar o ‘Concerto In Memoriam 1931 – 2019’, com o Orfeão Caldense, na Igreja da Misericórdia de Abrantes, este sábado, dia 6 de abril, às 16h30, no âmbito do 90º aniversário da instituição e cujas comemorações decorrem durante o ano de 2019 com múltiplas atividades e eventos.
Este concerto reveste-se um “uma enorme importância histórica porque vem no seguimento de um intercâmbio com diversos concertos em ambas as cidades, Caldas da Rainha e Abrantes, e que se iniciou em 1931” lê-se em nota de imprensa.
O maestro do Orfeão Caldense daquela época, Carlos Silva, foi o grande impulsionador deste intercâmbio cultural, pois sendo natural de Abrantes empenhou-se em iniciar nas Caldas da Rainha com um concerto, que se destacou pela grande comitiva com que o Orfeão de Abrantes se fez acompanhar. Depois, outros concertos se seguiram, ora em Abrantes ora em Caldas da Rainha, sempre rodeados de grande festividade.
Em 1932, em Abrantes com o maestro Henrique dos Santos Silva, segue-se a 17 de julho de 1933 e mais tarde em 13 de julho de 1952 mais um concerto. O último em 1998 já com o maestro Rui Martins Picado.
Entretanto para honrar a amizade existente entre as duas cidades, em ata de julho de 1953 fica deliberado que, a Rua do Correio Velho em Abrantes fosse alterada para Rua de Caldas da Rainha, como hoje é conhecida, assim como naquela cidade existe uma Rua da Cidade de Abrantes.