Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Comemoração dos 50 anos de Sacerdócio do Cónego José da Graça (C/VIDEO)

O Conselho Pastoral das Paróquias de São Vicente e São João deliberou, com a anuência do Pároco José da Graça, promover a celebração das suas Bodas de Ouro Sacerdotais em momento que tem este domingo, dia 9 de julho, o seu ponto alto. Às 16:00, na Igreja de São Vicente, decorrerá a Eucaristia em Ação de Graças pelos 50 anos de Sacerdócio do Cónego José da Graça e, no final, haverá uma tarde de convívio, no Salão da Esperança, com animação pelo Grupo de Jovens das comunidades. Ao mediotejo.net, o religioso falou desta homenagem, de como vê Abrantes, cidade que elogia, e do investimento que quer ver realizado em Chainça, “antes de morrer”.

- Publicidade -

O Conselho Pastoral pretende que as comemorações dos 50 anos do exercício religioso do padre José da Graça, há 32 anos a exercer em Abrantes, não se fiquem somente pela data do dia 9 de julho mas que “se realizem atividades que deem o sentido deste Jubileu Sacerdotal e venham a culminar na celebração da Eucaristia”, tendo as mesmas principiado no dia 2 de julho.

Assim, para assinalar os 50 anos de anos de sacerdócio, o Conselho Pastoral de Abrantes decidiu promover uma iniciativa comemorativa este domingo, dia 9 de julho. Não foi ideia com que José da Graça simpatizasse de início. Depois de impor algumas ‘regras’, anuiu, sendo o momento comemorativo aberto a toda a comunidade, depois de uma missa, às 16:00, na Igreja de São Vicente.

- Publicidade -

José da Graça nasceu no dia de 1 de janeiro de 1943, em Santana – Nisa. Filho de Francisco da Graça Balbino e de Ana Teresa Diogo, que lhe deram mais três irmãos. Os seus estudos decorreram entre 1955 e 1967 nos Seminários do Gavião, de Alcains e de Portalegre, com a ordenação sacerdotal a ocorrer no dia 9 de julho de 1967, na Sé de Portalegre.

Em 50 anos, José da Graça serviu as paróquias de Ponte de Sor, Sertã, São Facundo, Santa Margarida da Coutada, S. João e S. Vicente (atualmente), Alferrarede, Rio de Moinhos, Martinchel e Aldeia do Mato.

DISTINÇÕES:

Rotary Club de Abrantes – Profissional do ano, Rotary Club de Abrantes – Membro Honorário do Club em 2011, RAL – Personalidade do ano, Câmara Municipal de Abrantes – Medalha Municipal de Mérito Social, em 2002, Assembleia Municipal – Voto de Reconhecimento, em 2011, Freguesia de Alferrarede – Medalha de Mérito da Freguesia, em 2008.

 

Programa:

Dia 2 de junho de 2017 – Cine Teatro São Pedro, Abrantes

21h – Conferência pelo Padre Rui Alberto, sdb, com o Tema: “O Padre, Servidor da Comunidade e do Evangelho”.

– Concerto por Claudine Pinheiro, com música de Oração.

O acolhimento oi animado pelos Grupos de Jovens da Comunidade.

Dia 1 de julho de 2017, pelas 21h, Vigília de Oração na Igreja de São Vicente.

Dia 7 de julho de 2017, pelas 21h, Vigília de Oração na Igreja da Chainça.

As Vigílias estiveram a cargo dos vários Grupos de Jovens.

Dia 9 de julho de 2017, às 16h, na Igreja de São Vicente, Eucaristia em Ação de Graças pelos 50 anos de Sacerdócio do Senhor Cónego José da Graça.

No final haverá uma tarde de convívio, no Salão da Esperança, com animação pelo Grupo de Jovens das comunidades. (Quem desejar poderá trazer doces e salgados).

Em data a designar, encontro vocacional com os jovens, orientado pelo Cónego José da Graça.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome