Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Com os azeites… É assim que vão estar o Castelo e o Cineteatro S. Pedro este fim-de-semana

O En­contro Ibé­rico do Azeite está de volta à cidade de Abrantes, entre os dias 10 e 12 de março, sendo que no Castelo de Abrantes terá lugar o Fórum do Azeite e no Cineteatro S. Pedro vai acontecer o Simpósio Técnico. As atividades, nomeadamente os workshops, são de inscrição prévia, sendo que o fórum é de entrada livre. O re­co­nhe­ci­mento da im­por­tância cres­cente da fi­leira do azeite para o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico-so­cial do país, a ca­pi­ta­li­zação da his­tória do concelho de Abrantes na pro­dução do azeite e o su­cesso das edi­ções an­te­ri­ores, são as ra­zões apresentadas pelo município para mais uma edição do certame.

- Publicidade -

O Fórum do Azeite, com entrada livre, será um momento que permite ao público em geral tomar contacto com as diferentes vertentes da utilização do azeite – gastronomia, saúde, cosmética, turismo. A par dos vários espaços expositivos, estarão ainda disponíveis workshops, showcooking e atividades de animação cuja entrada e participação serão gratuitas, segundo informação da autarquia.

Entre os vários espaços estarão os Saberes do Azeite, com exposição sobre os ‘2000 Anos de azeite em Abrantes’ e contando-se com a presença da editora LEYA com bibliografia sobre a temática.

- Publicidade -

Representados, em stands, estarão os Azeites da Nossa Terra, SAOV, José Bairrão, Casa Anadia, Ourogal e Val Escudeiro, abrindo-se também portas aos Azeites D’Outras Terras. com presença da Associação de Produtores da Beira Baixa, Quinta das Vinhas – Beira Alta, Almojanda – Alto Alentejo, Courela do Zambujeiro – Baixo Alentejo, Quinta das Lavandas – Alto Alentejo, No Sabor – Trás-os-Montes, Oleosetin – Extremadura/Espanha.

Outros espaços irão demonstrar as múltiplas utilizações e benefícios do azeite, muito além da sua aplicação na gastronomia portuguesa. Olivoturismo, Cosmética com Azeite, Olivoterapia constam também da oferta deste Fórum do Azeite.

A Arte com Azeite, estará assegura por Massimo Esposito, com De Raiz – Design e Arte. A plataforma ProdFarmer bem como a loja de produtos regional/welcome center estarão presentes, e as crianças não são esquecidas com o espaço infantil Azeitinhos.

Mas como o paladar também merece ser animado, estão previstas presenças no espaço Sabores com Azeite, entre as quais a Pastelaria Palha de Abrantes, a Pastelaria Tágide, a Quinta do Olival Velho, a Drogaria Nova e a Tramagalisses. Para os mais gulosos, ou aqueles que ficarem com apetite, poderão procurar o espaço de petiscos com… azeite. O espaço de restauração será assegurado pelo restaurante A Cascata.

Para os que gostem de pôr as mãos na massa, haverão workshops, sábado e domingo, entre eles Produção de sabonetes de azeite com Fátima Vieira, Técnicas de Poda de oliveira com Paulo Soares Lopes, Curso de Iniciação à prova de azeite com Rita Marques e Curso avançado de Prova de Azeite com Susana Sassetti.

Ainda assim, a participação nos workshops carece de inscrição em www.azeite.cm-abrantes.pt/index.php/pt/component/content/article/9-uncategorised/583-forum.

O horário do Fórum varia durante os 3 dias: dia 10 – entre as 18H00 e as 22H00; dia 11 – entre as 10H00 e as 23H00 e dia 12 das 11H00 às 19H00.

Mas se preferir ver e aprender, saiba que também haverá espaço dedicado ao showcooking. No dia 11, pelas 11h00 e pelas 16h00, a Turma de Pastelaria e Cozinha da EPDRA irá mostrar os seus dotes no âmbito das receitas e doces com azeite. No domingo, pelas 11h00, a presidente da CM Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, participa no evento, colocando o avental e dando-lhe dicas e receitas. Pelas 16h00, a Pastelaria Tágide irá trazer-lhe a tradicional doçaria feita também com azeite.

A animação conta com concertos com início marcado para as 20h30, com The Black Ties na sexta-feira e Wake Up Mary no sábado. Na programação musical estão também atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico ‘Os Peneireiros’ de Martinchel e do Grupo de Cantares ‘Brisa do Tejo’.

A história do fabrico de seiras e capachos artesanais em Mouriscas será contada pelas 15h00 de domingo, com presença da SIFAMECA e de Raúl Grilo.

Foto: mediotejo.net

Já o Simpósio Técnico, decorre entre 10 e 11 de março, no Ci­ne­te­atro São Pedro e conta com a pre­sença de es­pe­ci­a­listas por­tu­gueses e es­pa­nhóis da fi­leira do azeite, onde serão de­ba­tidas vá­rias te­má­ticas.

Na sessão de abertura, pelas 9h00, estará presente o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação bem como a autarca Maria do Céu Albuquerque.

Ao longo dos dois dias, de sexta a sábado, serão levadas a cabo várias conferências e apresentadas comunicações em diversos painéis, sendo o primeiro sobre o Olival, o segundo sobre os Mercados, o terceiro sobre a Política. Espaço ainda para a apresentação do ‘Guia dos 100 Melhores Azeites’, por Edgardo Pacheco, bem como a conferência com Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, que trará a debate ‘Como tornar o azeite sexy?’. Ambos os momentos acontecem no sábado, a partir das 11h30 e 12h00, respetivamente.

Este Encontro Ibérico do Azeite é or­ga­ni­zado pela Câ­mara Mu­ni­cipal de Abrantes e tem sub­ja­cente uma Co­missão Or­ga­ni­za­dora na qual se en­con­tram re­pre­sen­tados di­versos agentes go­ver­na­men­tais e não-go­ver­na­men­tais que in­tervêm na fi­leira do Azeite.
Para mais informações e consulta do programa: http://www.azeite.cm-abrantes.pt.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome