Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Com mais de 80 casos em 14 dias, autarca alerta que vírus “não se foi embora”

Abrantes registou 83 novos casos de infeção por covid-19 nos últimos 14 dias. O ponto de situação sobre a pandemia no concelho foi feita em reunião de executivo a 8 de outubro tendo o presidente Manuel Jorge Valamatos feito notar que, apesar do “sentimento de tranquilidade” vivido, também em resultado do processo de desconfinamento, é preciso manter as cautelas. O surto detetado na escola de Chaínça está praticamente ultrapassado e os alunos de 4 turmas que estavam em isolamento deverão regressar ás aulas esta segunda-feira, segundo a diretora do ACES Médio Tejo. Maria dos Anjos Esperança disse ao mediotejo.net que os problemas com casos positivos se centram atualmente nas escolas, tendo destacado a importância de haver 85% da população já vacinada contra a covid.

- Publicidade -

- Publicidade -

“Os tempos são de algum relaxamento, de alguma tranquilidade em relação ao Covid-19, mas infelizmente o vírus não se foi embora”, disse o presidente do Município de Abrantes no início da última sessão ordinária do mandato 2017-2021, que deu conta de que só nos últimos 14 dias o concelho registou 83 novos casos de Covid-19.

“Na última semana tivemos variadíssimos casos de covid. Tivemos 83 casos nos últimos 14 dias, o que nos deixa claramente muito preocupados, embora haja uma situação positiva que é as pessoas que estão infetadas não apresentarem sintomas de doença graves”, afirmou Manuel Jorge Valamatos.

- Publicidade -

Numa altura em que três turmas da Escola Básica da Chainça estão em isolamento profilático após a deteção de casos positivos (situação mesma que levou também a uma turma em isolamento na Escola Dr. Manuel Fernandes), foi realizada uma segunda testagem à comunidade escolar da Chainça e a situação de surto parece ultrapassada. O presidente da autarquia de Abrantes relevou ainda o ponto positivo de que, apesar dos casos positivos detetados em jovens, o núcleo familiar dos mesmos está vacinado (de acordo com informação das autoridades de saúde).

Em declarações ao mediotejo.net, a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, disse que os alunos em isolamento vão regressar às aulas já esta segunda-feira, tendo Maria dos Anjos Esperança dado conta que o vírus continua presente, com as escolas a registarem o maior número de casos, tendo alertado para os perigos que continua a representar e apelado a cuidados.

ÁUDIO | MARIA ANJOS ESPERANÇA, DELEGADA DE SAÚDE ACES MÉDIO TEJO:

Em Abrantes, e admitindo também que “se soubermos continuar a seguir as diretrizes das autoridades de saúde – distanciamento, usar a máscara em sítios onde há muitas pessoas – podemos viver com mais tranquilidade”, Manuel Jorge Valamatos fez notar que este é um assunto “que vai andar nas nossas vidas durante muito tempo”.

Quanto à vacinação, os números recentes apontam um total de 51.279 vacinas administradas no posto de vacinação de Abrantes (nos Bombeiros Municipais), existindo um total de 28.979 pessoas com vacinação completa. Para já, as indicações são as de manter ativo este posto.

IDOSOS DOS LARES DO CONCELHO JÁ FORAM VACINADOS CONTRA A GRIPE

A par da vacinação contra a Covid-19, a caminho do Inverno junta-se a vacinação contra a gripe. A este respeito, o presidente da autarquia de Abrantes anunciou em sede de executivo camarário que “em todas as estruturas residenciais para idosos, a vacina da gripe já foi administrada”.

Além das estruturas residenciais para idosos legalizadas, foi já também iniciada a vacinação contra a gripe nalgumas casas de acolhimento, com a deslocação aos locais dos responsáveis pela respetiva administração da vacina.

Portugal regista no sábado mais 704 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e sete mortes associadas à covid-19, assim como uma diminuição no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da DGS divulgado no sábado, estavam internadas 321 pessoas, menos 11 do que na sexta-feira, das quais 55 em cuidados intensivos, mais três nas últimas 24 horas.

Entre as novas infeções destaca-se a faixas etária dos 30 aos 39 anos (mais 122), seguida dos 20 aos 29 anos (111), dos 40 aos 49 anos (mais 100), dos 50 aos 59 (mais 90), dos 60 aos 69 anos (mais 82), dos 10 aos 19 (mais 76), dos 0 aos 9 anos (mais 72), dos 70 aos 79 anos (mais 44) e dos mais de 80 anos (21).

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome