Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Colónia de Férias para crianças e idosos na Praia de Pedrógão

Uma colónia de férias com idosos e crianças decorre na praia de Pedrógão nos meses de julho e agosto, sendo promovida e organizada, anualmente, pela Câmara Municipal de Abrantes.

- Publicidade -

Desenvolvida no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social (PDS), com a realização desta atividade anual, o município pretende “promover padrões de envelhecimento saudável e ativo da população residente no concelho, maximizando a qualidade de vida da população sénior e fomentando, também, a sua inclusão ativa e valorização no seio da comunidade” lê-se em nota enviada à redação do nosso jornal.

Por outro lado, “pretende-se estimular a capacitação e inclusão de grupos sociais vulneráveis, nomeadamente em crianças e jovens que integram famílias disfuncionais, proporcionando-lhes um conjunto de atividades durante o período de verão, que promovam o bem-estar integral, favoreçam o crescimento saudável e possibilitem o processo de integração e socialização”, acrescenta a mesma nota informativa.

- Publicidade -

As atividades, que podem ser realizadas na praia ou no pinhal, incluem, entre outros, jogos de rua e teatro e são desenvolvidas com a orientação de vários monitores, apelando à criatividade, responsabilidade e participação das crianças e jovens e/ou no interior da casa, com momentos de reflexão e melhor conhecimento de si mesmos.

Desde há nove anos a esta parte que a Câmara Municipal, em conjunto com entidades com competência nas áreas da infância e juventude, seleciona os participantes que evidenciam maiores dificuldades financeiras e/ou de integração social, contando com cerca de 16 crianças/jovens, dos 7 aos 16 anos de idade.

Quanto aos idosos, procedeu-se à seleção dos mesmos com a colaboração das três IPSS`s que se mostraram interessadas em participar, contando este ano com a participação de 19 utentes dos Centros de Dia de Rio de Moinhos, Souto e Vale das Mós.

Toda a atividade é integralmente suportada pela Câmara Municipal de Abrantes.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome