Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Abrantes | Clube Rotário de Abrantes – “Interact Club” – é já o maior do Distrito 1960

Foi no sábado à noite, no Jardim Cascata, em Abrantes, que 16 novos jovens foram oficialmente empossados no Interact Club do concelho. “Nunca assisti a uma emblemagem de 16 novos companheiros e isso para mim é um record”, disse o responsável das novas gerações, Paulo Taveira de Souza, no seu discurso, um número que faz do com que o Interact de Abrantes seja novamente o maior dentro do Distrito 1960 com 28 membros.

- Publicidade -

Miguel, 17 anos, um dos novos emblemados e que participa das reuniões há 4 meses, contou um pouco da sua história com o Interact. Foi incentivado pelo irmão, que hoje faz parte do Rotaract Club, que representam aqueles que estão na faixa etária entre os 18 e os 30 anos. Ele chegou a participar nas reuniões, mas por algum tempo deixou de ir. Adora, refere, está a “adorar” e “além de aprender novas coisas e formas de interagir com as pessoas acho que somos muito jovens e fazemos coisas muito grandes e o ajudar as pessoas é uma forma que me faz feliz pelo que faço”, explica o jovem. Acabou de ser emblemado como Interactista, mas quando chegar a idade “ambiciona fazer parte do Rotaract”.

Mesa principal da “Cerimonia de Emblemagem” de 16 novos membros do Interact Club de Abrantes Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Constança Diogo, 16 anos, Presidente do interact Club de Abrantes, conduziu a cerimónia. Entre as pessoas mais experientes, Constança demonstrou tranquilidade e preparo em tudo o que pronunciou. Estava sentada à mesa com a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, o responsável pelas novas gerações do Distrito 1960, que inclui a região central e sul do país, Paulo Taveira de Souza, a Presidente do Rotary Club de Abrantes, Joana Maia, Isabel Lopes, Rotária de Tavira e esposa de Abílio Lopes, Governador do Distrito 1960, e a Representante Distrital, Mariana Afonso.

“Trabalhamos em prol da mesma causa e é com muito orgulho que vejo 16 novos companheiros a serem emblemados” e “ver que o Club continua vivo, com boa saúde e com muita capacidade”, destacou Rafael Matos.

Segundo a representante do Interact no Distrito 1960, Castelo Branco, Sintra, Abrantes, Torres Vedras e Tavira são as cidades que sediam o Interact Club. O clube de Abrantes já teve o maior número de interactistas do distrito 1960, com 40 membros e agora ocupa novamente esse lugar, mesmo que com um número inferior ao do passado.

“Eu muitas vezes apresento o vosso caso como exemplo, porque infelizmente não são muitos os casos no nosso distrito como este”, referiu, tendo feito notar que, “em Abrantes, ao contrário do que ouvi há pouco dizer, passam-se muitas coisas. Podem pensar que em Abrantes não se passa nada, estão enganados. E felizmente passam-se coisas boas”, disse Paulo Taveira de Souza.

“Aquilo que nós vimos hoje demonstra já a qualidade dos jovens que entraram, não é preciso muitas palavras para ver isso, eles sabem o que querem. Em todo o mundo existem cerca de 500 mil interactistas jovens, da vossa idade, que estão disponíveis para interagir convosco” e “Interact significa International Action. É uma ação em benefício da comunidade mas também é uma ação no vosso próprio crescimento, é muito importante que adquiram competências aqui no Rotary”, defendeu.

José Costa, Rotário do Entroncamento Foto: mediotejo.net

José Costa, do Rotary Club do Entroncamento, pediu ajuda aos mais novos companheiros dizendo “continuem nestes vossos passos que estão bem dados, acompanhem os mais velhos, e ajudem-nos, porque nós, com esta idade, já precisamos de quem nos ajude”.

Manuel, que acabara de ser recebido pelo clube, lembrou que o seu pai “era Rotaract e o meu avô é Rotário e tenho aqui um grupo de amigos e quis experimentar como funcionavam aquelas reuniões e saber como tudo funcionava. Fui a uma reunião e estou a ir às reuniões até hoje. Como membro oficial, acho que tenho mais responsabilidade no que toca na ajuda ao outro, solidariedade com as pessoas e a vontade de ser solidário”.

Quando questionado sobre a integração com o grupo disse que “logo na primeira reunião nos sentimos membros da família Interactista. São todos nossos colegas, somos da mesma escola, e temos todos as mesmas ambições de ajudar”.

Música ao vivo, com uma das jovens ao piano, e uma poesia recitada por todos os novos membros e aqueles que já faziam parte do grupo, surpreendeu a todos no final.

A expectativa dos membros do Rotary Club, que já estão acima dos 30 anos de idade, foi demonstrada pelas palavras da sua presidente, Joana Maia, que foram “esperamos que nos lancem novos desafios, que nos façam sair da nossa caixa, do nosso lugar confortável e que nos tragam novas ideias e novas formas de ver o mundo”.

Foi notória a vontade de corresponder à altura, pois Constança deixou claro a todos os interactistas, que “trabalho em equipa, iniciativa, empenho, responsabilidade, esforço para tentar ultrapassar todos os obstáculos que aparecem” e “ajudar o outro na companhia de bons amigos e uma aprendizagem para a vida toda”, são os compromissos e experiências que devem ser cultivadas pelo grupo.

 

Vinicius Alevato, 30 anos, estudante de comunicação, está a aprender a
observar uma região com o olhar atento aos factos. Acredita no
jornalismo de proximidade e na importância de servir as pessoas através
da boa informação.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here