Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Cidade em festa chama por GNR na praça Barão da Batalha

As Festas de Abrantes animam a cidade até este domingo, dia 18 de junho, com atividades culturais, desporto, artesanato, design urbano, animação de rua, doces tradicionais e tasquinhas. O cartaz musical volta a juntar músicos de renome e para hoje os GNR prometem tomar de assalto a Praça Barão da Batalha. David Antunes e convidados fecham no domingo as festas do 101º centenário de Abrantes, com uma composição inédita composta pelo músico para homenagear a centenária cidade.

- Publicidade -

O Jardim da República recebe dois concertos por dia durante o fim-de-semana, com Cantares Populares (18h00) e FH5 (22h00) este sábado, e Modinhas (18h00) e Toc&Foge (20h00) no domingo.

Com o avançar da noite, os espetáculos mudam-se para a Praça Raimundo Soares e, a partir das 23h30 sobem ao palco os Hyubris

- Publicidade -

Depois dos aplausos, nova mudança de ritmo e de local, com os Djs a darem música às primeiras horas do dia, a partir da uma da manhã, na Praça D. Francisco de Almeida. Nuno Calado é a aposta para este sábado.

Acresce o programa paralelo no centro histórico com animação de rua, a feira de artesanato/design urbano e os doces tradicionais durante todo o certame. No último caso, os horários variam entre as 14h00 e as 24h00 até este sábado, dia 17, e as 14h00 e as 23h00 de domingo.

O Jardim da República torna-se no espaço privilegiado da cidade para petiscar até às 02h00 nas tasquinhas, exceto no dia 18, em que encerram às 24h00. Nos dias 14, 15, 17 e 18 é possível almoçar pois a abertura faz-se às 12h00 e nos dias 13 e 16 o petisco começa às 18h00. A Biblioteca Itinerante de Abrantes também marca presença com as atividades infantis das “BIAgens com livros” a partir de dia 14, entre as 18h00 e as 22h00.

Às 15h00, o Jardim da República recebe ao mesmo tempo (15h00) o Torneio de Sueca e Jogos Tradicionais. Pelas 16h00, é a Calçada de S. José que ganha vida extra com os ciclistas que aceitaram o desafio de participar no 3º Uphill e a partir das 18h00 a Alameda Carlos Lopes, na Cidade Desportiva, recebe a mestria automóvel (show motorizado, stunt, rally perícia, karting, todo o terreno, drift e trial).

O dia desportivo termina com a chegada dos participantes na iniciativa “Abrantes na Diagonal”, entre as 19h00 e as 20h00, que partiram este sábado de bicicleta de Sagres, Vila Real de Santo António, Bragança e Caminha.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here