O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai promover a realização de Cursos de Suporte Básico de Vida Pediátrico. ‘Gestos que salvam vidas’ é a designação do projeto, desenvolvido no passado verão pela primeira vez no Centro Hospitalar do Médio Tejo, em parceria com a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros.
A próxima ação vai decorrer no dia 18 de maio, das 9h30 às 13h00, na Unidade Hospitalar de Abrantes do CHMT, e é especialmente direcionado para pais, educadores, professores ou cuidadores, promovendo a aquisição de competências em manobras de suporte básico de vida, que podem ser utilizadas em casos de afogamento ou engasgamento de crianças.
O objetivo estratégico é promover a literacia em saúde e garantir uma maior proximidade entre os cuidados de saúde e a comunidade.
As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail: fatima.pinho@chmt.min-saude.pt. O curso é gratuito sendo contudo obrigatória a inscrição prévia, pois cada sessão tem uma lotação máxima de 40 participantes.
A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.