Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Cerca de 2.000 motos percorrem EN2 de lés a lés e esgotam capacidade hoteleira (C/ÁUDIO)

A cidade de Abrantes vai ser a paragem, na sexta-feira, dia 4 de junho, da 2ª etapa do Portugal de Lés-a-Lés, evento mototurístico anual que junta este ano cerca de 2.200 participantes e que já esgotou a capacidade hoteleira na cidade e na região envolvente. 

- Publicidade -

A 23.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés decorre entre os dias 2 e 5 de junho, com os 2.200 participantes a ligar Chaves a Faro, através da mítica Estrada Nacional 2, percorrendo os municípios de Abrantes, Sardoal, Vila de Rei e Sertã, no Médio Tejo, antes de seguir viagem com passagem por Ponte de Sor, rumo a Faro.

O evento de cariz internacional estaciona em Abrantes na sexta-feira, com a previsão de chegada dos primeiros motociclistas a partir das 15h30 à Esplanada 1º de Maio. A partida será no sábado, 5 de junho, entre as 5h30 e as 10h00 da manhã, e será realizada no mesmo local, contando com uma passagem simbólica junto à Fortaleza/Castelo de Abrantes.

- Publicidade -

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES

A EN2 é muitas vezes comparada com a ‘Route’ 66, porque, à semelhança do que acontece com a estrada norte-americana, também rasga o país de uma ponta à outra.

A estrada passa pelo interior das povoações, de Trás-os-Montes ao Algarve, e liga paisagens tão diferentes como as vinhas do Douro, a região florida do Médio Tejo, as planícies do Alentejo ou as praias do sul do país.

EN2 em Bemposta, Abrantes. Foto: CMA

A edição deste ano do Portugal de Lés-a-Lés, que irá percorrer a Estrada Nacional 2 de Chaves a Faro, terá cerca de 1800 motos e 2200 participantes, entre os quais cerca de três centenas de estrangeiros, que irão pernoitar no concelho de Abrantes e na região envolvente e poderão desfrutar das gentes, paisagens, património, gastronomia, doçaria e história e aproveitar para carimbar o passaporte da EN2 nos espaços aderentes.

A caravana mototurística, organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal e que percorre a Estrada Nacional 2, já vai na sua 23ª edição e tornou-se numa das maiores do mundo que passou também a pontuar para o World Touring Challenge da Federação Internacional de Motociclismo.

Foto: les-a-les.pt

A 23ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, com um percurso de mais de 1000 kms, começa dia 2 de junho em Chaves, onde serão realizadas as verificações técnicas e um passeio de abertura; dia 3 de junho tem lugar a 1ª etapa que irá ligar Chaves a S. Pedro do Sul; no dia 4 de junho, a 2ª etapa irá ligar S. Pedro do Sul a Abrantes e a terceira e última etapa, no dia 5 de junho, ligará Abrantes a Faro.

EN 2 em Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes. Créditos: CMA

A organização garante que todo o evento irá decorrer no estrito cumprimento das normas de segurança e de proteção estipuladas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da situação epidemiológica.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome