- Publicidade -

Domingo, Dezembro 5, 2021
- Publicidade -

Abrantes | Centro Hospitalar inicia cursos de massagem infantil

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai iniciar na maternidade na Unidade Hospitalar de Abrantes cursos de massagem infantil. Os objetivos passam pela promoção de uma forma de comunicação privilegiada entre pais e bebés através do toque.

- Publicidade -

- Publicidade -

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai iniciar na Maternidade na Unidade Hospitalar de Abrantes (piso 5), Cursos de Massagem Infantil. O primeiro curso decorre nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, das 17h00 às 19h00 e a 02 de fevereiro, das 10h00 às 12h00.

O curso destina-se a pais e bebés dos 0 aos 12 meses, apenas os pais/família massajam os seus bebés. O curso é dividido em quatro sessões com duração de 60 a 90 minutos, uma vez por semana e incluí massagem e discussões parentais sobre diferentes temas.

- Publicidade -

Os objetivos do Curso de Massagem Infantil passam por promover uma forma de comunicação privilegiada entre pais e bebés através do toque e aprofundar temas relativos ao funcionamento/desenvolvimento específico do corpo do bebé.

A nota de imprensa enviada às redações destaca que “o toque é a primeira forma de comunicar com o bebé. Os pais instintivamente tocam o seu bebé para o conhecer melhor, esta será a base do seu desenvolvimento. Por seu lado, a massagem é um momento único de partilha, que promove o conhecimento de pais e filhos e gera momentos de felicidade/bem-estar no seu crescimento e desenvolvimento”.

Benefícios da Massagem Infantil

Para Bebés:
Relaxamento
Melhoria do Sono, Normaliza Tónus Muscular, Flexibilidade, Auto-regulação e Coping, Redução hormonas stress, Redução hiperatividade.
Alívio
Gases e Cólicas, Obstipação, Eliminação, Dores, Sensibilidade ao toque, Desorganização Sistema Nervoso, Tensão física e psicológica.
Interação
Vinculação, Comunicação Verbal/Não Verbal, Toque Nutritivo, Respeito, Contacto precoce com pais, 5 sentidos, Amor, Tolerância, Atenção unilateral.
Estimulação
Sistemas Circulatório, Digestivo, Hormonal, Imunitário, Linfático, Nervoso, Respiratório, Vestibular, Linguagem, Aprendizagem, Desenvolvimento.

Para Pais:
Promove a segurança parental;
Aumenta o vínculo e cumplicidade;
Diminui a ansiedade /hormonas de stress;
Favorece o conhecimento sobre o desenvolvimento e crescimento do bebé;
Facilita a aprendizagem na compreensão da linguagem não verbal do bebé;
Desenvolve o respeito pelo bebé.

As inscrições com limite de 8 bebés por sessão podem ser efetuadas através dos contactos: telefone 241 360 700 | e-mail: fatima.pinho@chmt.min-saude.pt

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome