Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Câmara vai rever e lançar novo concurso para obras de reabilitação do Cineteatro

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou a abertura de novo procedimento concursal para a obras de reabilitação e ampliação do edifício do Cineteatro São Pedro, em Abrantes, uma vez que não existiram propostas válidas no primeiro concurso lançado pela autarquia. Os concorrentes foram excluídos por apresentarem valores superiores ao preço base estabelecido no caderno de encargos, de 1.799.580,00 euros, para um prazo de execução previsto de 540 dias. A autarquia irá agora rever o valor, abrindo novo procedimento concursal com intuito de conseguir uma proposta que se enquadre e se avance para a realização da obra.

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes lembrou que há também metas e prazos a cumprir no âmbito dos quadros de apoio comunitário, e por isso se procede “o mais rápido possível” à abertura de novo concurso, para que “não seja da nossa parte o problema e tentar retificar valores por forma a ter candidaturas para esta empreitada tão importante para nós e de acordo com aquilo que são os nossos compromissos”, justificou o edil.

Manuel Jorge Valamatos, sublinhou a importância do edifício em termos culturais para Abrantes e para a região.

- Publicidade -

ÁUDIO | Manuel Jorge Valamatos, presidente da CM Abrantes

 

A autarquia aprovou, assim, na reunião do dia 3 de agosto, a decisão de não adjudicação pela ausência de concorrentes e aprovou a abertura de novo procedimento por unanimidade nos respetivos pontos.

O projeto da empreitada de “Restauro, reabilitação, remodelação e ampliação do edifício do Cineteatro São Pedro”, em Abrantes, foi aprovada tal como a abertura do primeiro procedimento a 27 de abril. Esperava-se que a obra, a rondar os 2 milhões de euros, arrancasse em seis meses.

As mudanças passam pela ampliação em terreno contíguo, de modo a garantir uma melhor acessibilidade ao edifício, nomeadamente, para cargas e descargas, para garantir mais uma saída de emergência e ainda uma zona verde para eventos ao ar livre. Por outro lado, o palco vai ser aumentado, a régie é transferida para o balcão conhecido como ‘piolho’, que deixa de existir com lugares sentados, e o sistema de aquecimento da sala passará a estar debaixo das cadeiras.

O novo Cineteatro contará com um auditório com 386 lugares, sendo 246 na plateia, incluindo lugares destacados para pessoas com mobilidade condicionada.

Recorde-se que o Cineteatro São Pedro passou definitivamente para o património do Município, em contrato formalizado no dia 21 de julho de 2020. O presidente da Câmara Municipal de Abrantes e os representantes da sociedade Iniciativas de Abrantes Lda. assinaram naquele dia a escritura de compra e venda do imóvel.

O valor da aquisição foi de 470 mil euros, cujo pagamento será formalizado com 71 mil euros a pagar depois do necessário visto do Tribunal de Contas. O restante valor será pago em seis prestações de 66.500 euros cada, até 2026.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Abrantes | Aprovado projeto de 2 milhões de euros para obras no Cineteatro São Pedro

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome