- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Abrantes | Câmara prepara intervenção de 700 mil euros para escola de Tramagal (c/AUDIO)

A Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira em Tramagal vai ser alvo de trabalhos de requalificação na ordem dos 700 mil euros, anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, tendo o executivo aprovado na terça-feira, dia 09 de junho, por unanimidade, a proposta para início de procedimento de “Aquisição de serviços para a elaboração do Projeto de Reabilitação da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira em Tramagal – Abrantes”.

- Publicidade -

“É um projeto ambicioso que há alguns anos procurávamos alcançar e agora tivemos oportunidade, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio, e muito direcionado para as questões do amianto, fazer a substituição de todas as coberturas da Escola Octávio Duarte Ferreira bem como aproveitar para para corrigir alguns vãos, janelas, parte elétrica, e algumas situações mais urgentes de reabilitação”, disse ao mediotejo.net Manuel Jorge Valamatos (PS).

- Publicidade -

“Vamos avançar com este projeto, que se situa nos 700 mil euros e julgamos que é uma excelente intervenção para a Escola Duarte Ferreira, em Tramagal”, afirmou.

Segundo o autarca, a escola de Tramagal “tem um papel importante na dinâmica educativa do concelho, carece há alguns anos de intervenção, e é o que vamos aproveitar para concretizar”, tendo dado conta que a autarquia está a trabalhar de “forma intensa” para assumir as competências nas áreas da educação e da saúde já este ano.

“Em setembro (…) as infraestruturas passam para a gestão do município e nessa medida estamos a protocolar com o Ministério da Educação já essa passagem da escola para a gestão, sobretudo da obra, para o município por forma a concretizar a oportunidade dos fundos comunitários”, explicou Manuel Jorge Valamatos, que deu conta de ter uma reunião prevista para estes dias com o Ministro da Educação nesse sentido.

Câmara de Abrantes prepara intervenção de 700 mil euros para a Escola Octávio Duarte Ferreira, de Tramagal. Foto: mediotejo.net

Em setembro, e “de forma global”, as infraestruturas educativas instaladas no concelho passarão para a gestão do município, avançou.

Na reunião da Câmara Municipal de Abrantes de terça-feira, 9 de junho, a vereadora com o pelouro da Educação, Celeste Simão, apresentou a oferta formativa para o ano letivo 2020-2021 no concelho tendo referido que na Escola Otávio Duarte Ferreira, em Tramagal, ligada ao Agrupamento de Escolas Nº 2, se manterão a funcionar os cursos profissionais de Técnico de Manutenção Industrial e Metalurgia e o de Metalomecânica, “dando continuidade ao que já está a ser feito”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome