Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Câmara lança novo concurso para obras na Escola de Alvega (c/áudio)

Depois de o concurso público para a requalificação da Escola EB1/JI de Alvega ter ficado deserto, a Câmara Municipal de Abrantes aprovou o lançamento de novo procedimento concursal, tendo sido encontrada empresa para efetuar a obra, avançou o presidente Manuel Jorge Valamatos em reunião de executivo. Segundo o autarca, é provável que a obra coincida com o arranque do ano letivo e poderá a atividade escolar ter de ser deslocalizada, estando em cima da mesa a hipótese de ser transferida para a escola de Concavada.

- Publicidade -

O presidente da Câmara lembrou que o anterior concurso foi marcado pela ausência de propostas, pelo que será lançado novo procedimento para tentar “resolver este processo”.

“Conseguimos encontrar uma empresa, com os mesmos valores e com as mesmas condições de concurso, e vamos adjudicar a essa empresa esta intervenção na Escola de Alvega”, adiantou. O projeto referente à empreitada de requalificação da Escola de Alvega, apresenta um preço base de 441.822,42 euros.

- Publicidade -

ÁUDIO | Manuel Jorge Valamatos, presidente da CM Abrantes

Manuel Jorge Valamatos disse que se vai prosseguir “o mais rápido possível”, referindo que se prevê no início do ano letivo que a escola esteja em obras.

“Temo, neste momento, – não é absolutamente certo – que no início do ano letivo a escola esteja em obras e vamos ter de deslocar a atividade escolar para outro centro escolar. Porventura para a escola de Concavada, estamos a analisar neste momento todas as hipóteses, ainda não é certo”, assumiu.

“O mais importante é percebermos que resolvemos um problema, depois de um concurso deserto, conseguimos encontrar a empresa que vai fazer a intervenção, uma obra de cerca de meio milhão de euros, muito importante para a requalificação daquele centro escolar, para garantir outra qualidade para aqueles alunos e para o futuro daquela comunidade escolar”, concluiu o edil abrantino.

Recorde-se que no projeto aprovado pela Câmara Municipal, com um prazo de execução de 180 dias, a intervenção irá incidir ao nível da fachada, com pinturas e substituição de toda a caixilharia de forma a melhorar o comportamento térmico do edifício; a criação de acessibilidade para mobilidade reduzida, com a construção de duas rampas (uma na entrada principal do edifício e a outra de acesso a sala polivalente no piso -1).

No piso -1 da escola será criada uma sala polivalente, que servirá para eventos ou para atividade física no interior, em caso de condições climatéricas adversas; os anexos existentes serão transformados em balneários e zona de sanitários de apoio ao espaço exterior, com a retirada da cobertura de amianto.

No piso 0, vai ser criada uma instalação sanitária para mobilidade condicionada; o refeitório e copa irão passar para este piso de entrada, cumprindo todos os requisitos técnicos; haverá uma sala de atividades para o pré-escolar; a par com a sala de professores e a sala dedicada ao pessoal não-docente.

Já no piso 1, todas as instalações sanitárias vão ser remodeladas e ampliadas. Serão instaladas salas de aula, uma sala polivalente, a Biblioteca/Centro de Recursos e o Gabinete de Coordenação.

No âmbito desta intervenção, vão ainda ser substituídos todos os pavimentos de circulação.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Abrantes | Concurso público para requalificar Escola Básica de Alvega ficou deserto

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome