Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Câmara incentiva atividade desportiva em 34 associações com quase 200 mil euros (C/Vídeo)

A Câmara Municipal de Abrantes e 34 coletividades do concelho já formalizaram os contratos que garantem a efetivação do apoio financeiro camarário de quase 184 mil euros às associações e clubes do concelho no âmbito do programa FinAbrantes.

- Publicidade -

Durante a cerimónia, a presidente garantiu que no próximo ano as coletividades que apostem na formação para famílias receberão uma majoração de 10% do financiamento.

Lembrando que os movimentos associativos são determinantes para a coesão social, a presidente da Câmara de Abrantes lançou  um desafio ao serviço de desporto da CM e às associações, durante a cerimónia de assinatura dos contratos-programa da medida 2 Desporto no âmbito do FinAbrantes, evento que decorreu no final de novembro, no CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes.

- Publicidade -

“Se no próximo ano alguma associação das presentes apresentar um projeto” de comportamento cívico “terá na sua medida mais 10% de financiamento”. Maria do Céu Albuquerque falava do desejo de formar atletas mas também na importância das associações apostarem na formação das famílias enquanto assistência dos eventos desportivos.

“Era muito importante que de uma forma cívica pudéssemos começar a ter nas bancadas outro tipo de atitude. Respeito pelos atletas, respeito pelos árbitros, respeito por todos e isso implica também fazer formação”, disse.

Maria do Céu Albuquerque assinava com os representantes das coletividades os contratos-programa de apoio financeiro ao movimento desportivo do concelho, respeitante ao biénio 2017/18. Sem estarem todas a associações representadas, no CRIA, onde decorreu a cerimónia, 34 coletividades foram apoiadas com 183 842,50 euros, promovendo 25 modalidades diferentes.

Cada uma delas recebeu apoio financeiro em conformidade com o plano de atividades apresentado, o número de atividades a desenvolver e o número de atletas envolvidos.

A autarca lançou ainda outro desafio às associações e clubes presentes. “Com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo” detentora de um projeto “muito interessante para estimular a prática ao ar livre de caminhada, de marcha e de corrida, possamos fazer com técnicos habilitados e credenciados, e ter uma ou duas vezes por semana, seja na cidade ou em cada uma das freguesias, iniciativas que levem ao final da tarde, ao início da noite, ao fim-de-semana, as pessoas a caminhar com esta orientação”, avançou.

Maria do Céu Albuquerque indicou que a CM irá “em breve” chamar as associações e clubes “para com a Federação Portuguesa de Atletismo” ser montado o projeto. A presidente manifestou vontade de o desporto servir “para criar hábitos saudáveis” nos munícipes.

“Não paramos de nos surpreender! O nosso tecido associativo é de facto muito aguerrido e continua sempre de forma abnegada mas persistente a aparecerem novos movimentos”, vincou, felicitando o Clube Todo o Terreno RedGarage que se candidata pela primeira vez ao apoio da medida 2 do FinAbrantes.

Assinatura dos contratos-programa da medida 2 do FinAbrantes no CRIA

Assim, relativamente a atividades desportivas federadas de carácter regular, são apoiados financeiramente 31 clubes/associações, em 17 modalidades diferentes, numa envolvência de 52 equipas no âmbito dos desportos coletivos (986 atletas) e 370 atletas em desportos individuais. A verba total aprovada nesta vertente é de 173 mil euros.

No apoio à promoção de atividades desportivas ou recreativas de lazer, são apoiadas 12 coletividades, em 12 modalidades, nas quais estão envolvidos 713 participantes em diversas modalidades como atletismo; futebol (escolinhas e veteranos); voleibol; hóquei em patins; ciclismo/BTT; ginástica/zumba; equitação; paintball; judo; patinagem; trial; ténis, no total de apoio de 10 mil euros. “É um valor mais pequeno mas relevante que queremos continuar a apoiar”, assegurou.

Registou-se por isso o surgimento de novas modalidades que não têm quadros competitivos como é o caso do “cicloturismo e do BTT, da pesca desportiva, do snooker, do trail e da orientação”

Entre estas modalidades recreativas, destaque para o regresso do boccia, através do CRIA, que decorre de uma formação promovida pelo desporto escolar na escola Dr. Manuel Fernandes, e onde foi possível aos monitores do CRIA participarem e a partir daí começarem a desenvolver a modalidade junto dos seus utentes.

Este apoio financeiro anual é atribuído no seguimento das candidaturas apresentadas à medida 2 do programa FinAbrantes que apoia atividades desportivas competitivas e de lazer desenvolvidas por clubes e associações do concelho.

Os contratos-programa de apoio às medidas de Eventos, Cultura, Social e Juventude serão assinados em janeiro de 2018, num apoio de cerca de 300 mil euros.

No total trata-se de “meio milhão de euros colocado ao serviço da comunidade e dos seus movimentos associativos” que a CM considera de “capital importância porque na realidade estes movimentos correspondem àquilo que é a expectativa da nossa comunidade em relação a estes domínios” afirmou Maria do Céu Albuquerque referindo-se ao Desporto, à Cultura, aos Movimentos Associativos, à Àção Social e à realização de Eventos.

Abrantes | A presidente da câmara municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, fala sobre o apoio financeiro às colectividades do concelho durante a assinatura dos contratos-programa do FinAbrantes à medida 2 do Desporto.

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 28 de Novembro de 2017

Associações e Clubes apoiados:

Água Travessa Futebol Clube – 1150 euros

Associação Cultural Desportiva e Recreativa “Os Lobos” de Carvalhal – 1000 euros

Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Chainça – 675 euros

Associação de Cicloturismo BTT do Fôjo – 300 euros

Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega – 1000 euros

Aventurirequinte – Associação – 4 502,50 euros

Bempfutclub – Bemposta Futebol Clube – 1000 euros

Casa do Benfica em Abrantes – 14 050 euros

Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto – 1000 euros

Casa do Povo Pego – 21 562,50 euros

Casa do Povo São Facundo – 1000 euros

Centro Cívico, Cultural e Desportivo de Alferrarede Velha – 1000 euros

Centro de Recuperação e Integação de Abrantes – 750 euros

Centro Popular Desportos de Sentieiras – 1000 euros

Centro Recreativo e Cultural de Barreiras do Tejo – 540 euros

Clube Aventura e Motorizado do Pego – 765 euros

Clube Cultural e Recreativo Vale das Mós – 1 480 euros

Clube de Amadores de Pesca e Caça do Pego – 975 euros

Clube Desportivo “Os Patos” – 15 637,50 euros

Clube Desportivo de Mouriscas – 1000 euros

Clube Desportivo Recreativo da Concavada – 1000 euros

Clube Desportivo Recreativo de Alferrarede “Os Dragões” – 17 350 euros

Clube Naútico Abrantes – 25 577,50 euros

Clube Orientação e Aventura – 6 120 euros

Clube Ténis Abrantes – 862,50 euros

Clube Todo Terreno RedGarage – 1000 euros

Espaço Vida – Associação Desenvolvimento Comunitário – 1000 euros

Núcleo Sportinguista de Alferrarede – 11 030 euros

Sociedade Recreativa Pró Casais Revelhos – 1000 euros

Sport Abrantes e Benfica – 12 250 euros

Sporting Clube de Abrantes – 2 550 euros

Tramagal Sport União – 16 500 euros

União Desportiva Abrantina – 15 370 euros

União Desportiva Rossiense – 1 845 euros

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome