Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Abrantes | Câmara envolve jovens nas comemorações 25 de Abril

A Câmara Municipal de Abrantes vai comemorar o 44º aniversário do 25 de Abril de 1974 promovendo diversas atividades na cidade, nos dias 24 e 25, nomeadamente com um conjunto de intervenções nas escolas, um concerto alusivo à efeméride, uma prova de atletismo e uma cerimónia oficial, evocativa da data.

- Publicidade -

Num comunicado enviado à Comunicação Social, a Câmara explica que “este ano, pretendeu-se o envolvimento das escolas secundárias e os agrupamentos anuíram ao desafio. Com o objetivo de aprofundar a proximidade do tema, aquela que muitas vezes é já designada como segunda geração de Abril, a Câmara e a Assembleia Municipal decidiram dar um cunho diferente à sessão solene evocativa do dia, convidando as forças políticas a indicarem um jovem para usar da palavra durante o período dos discursos”.

O programa inicia-se dia 24 de abril, às 10h30, no Auditório da Escola Secundária Manuel Fernandes com uma sessão com alunos de várias turmas desta escola e da Escola EB 2,3/S Octávio Duarte Ferreira, do Tramagal, subordinada ao tema “A Escola, a Democracia e o 25 de Abril”. A moderar irá estar o jornalista Mário Rui Fonseca. A sessão contará também com o testemunho de Mário Pissarra e de Lígia Vitória. Professor e aluna do Liceu de Abrantes no ano de 74, ambos vão partilhar informações com os alunos sobre como foi o dia 25 de Abril na escola.

- Publicidade -

Às 14h30, no Auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu irá estar em debate “A Escola, a Democracia e o 25 de Abril”. Moderada pela jornalista Joana Margarida Carvalho, a sessão contará com o testemunho de Helena Bandos que vai estar acompanhada por Ana Maria Moreira. Professora e aluna da então Escola Industrial e Comercial de Abrantes, no ano de 74, ambas vão partilhar informações como os alunos sobre como foi o dia 25 de Abril nessa escola.

Ambas as sessões são abertas ao público.

À noite, pelas 22h00, Academia de Músicos de Abrantes e Coro Misto do Orfeão de Abrantes apresentam o Concerto de Abril, o qual pretende retratar no seu alinhamento um repertório ilustrativo à temática Abril, conduzindo o público para uma viagem musical pelas obras de ilustres compositores portugueses, como Fernando Lopes Graça e José Afonso. O concerto terminará com a Grândola Vila Morena.

No dia 25, o programa começa às 10h00, na Cidade Desportiva com XIX Grande Prémio de Atletismo, organizado pela União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

Ao fim do dia, às 18h00 decorrerá no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes a Assembleia Municipal Extraordinária com intervenções e debate sobre o tema “A luta pela democracia no Século XXI”. A sessão terá como convidado Domingos da Cruz, professor universitário e escritor angolano e será moderada por João Morgado, aluno Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

Às 18h45 haverá a intervenção dos jovens pertencentes aos grupos políticos, indicados pelos Partidos com representação na Assembleia Municipal.

No final será apresentado um voto louvor a todos os Homens que lutaram e lutam pela Democracia.

O dia termina às 19h15 com uma encenação por alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome