Abrantes | Câmara adjudicou projeto de reabilitação do Cineteatro São Pedro

Cineteatro São Pedro em Abrantes. Créditos: mediotejo.net

A Câmara Municipal de Abrantes adjudicou à empresa Modo – Arquitectos Associados, Lda. a elaboração do Projeto de Restauro, Reabilitação, Remodelação e Ampliação do edifício do Cineteatro São Pedro em Abrantes. Um contrato no valor de 64.950,00 euros que foi levado esta sexta-feira, 22 de maio, a Assembleia Municipal extraordinária pelo deputado eleito pelo Bloco de Esquerda, Pedro Grave, que quis saber se a compra do edifício já havia sido concretizada.

“O sr. presidente por despacho em 30 de abril [assinou] a decisão de adjudicação, no mesmo dia a aprovação da minuta do contrato e no dia 15 de abril, já estava feito o cabimento da verba. À sugestão feita pelo vereador Armindo Silveira de beneficiar o aspeto exterior do edifício foi respondido que não poderia haver intervenção ainda que ligeira por não estar concretizada a compra. Como chegamos agora a este contrato relâmpago? Foram mais empresas consultadas? Por que não houve discussão prévia em reunião de Câmara ou em Assembleia Municipal?”, questionou o deputado municipal.

A Câmara de Abrantes deliberou no dia 21 de janeiro de 2020 autorizar a despesa para celebração de contrato de compra e venda do Cineteatro São Pedro, no valor total de 470.000,00 euros, tendo também aprovado a respetiva minuta do contrato de compra e venda do edifício.

PUB

Tal como havia já sido tornado público aquando do anúncio do acordo entre a Câmara e a sociedade Iniciativas de Abrantes, proprietária do edifício, o pagamento será faseado ao longo de sete anos, sendo a primeira tranche no valor de 71.000,00 euros, a pagar com a assinatura do contrato promessa de compra e venda, após o visto do Tribunal de Contas, e as outras tranches no valor de 66.500,00 euros, a pagar até 31 de janeiro dos seis anos seguintes, até 2026.

A Iniciativas de Abrantes e a Câmara de Abrantes anunciaram em 09 de dezembro de 2019 terem chegado a acordo para, de forma definitiva e permanente, devolver o Cineteatro São Pedro ao usufruto dos cidadãos abrantinos.

Em resposta o presidente da Câmara Municipal de Abrantes começou por lembrar a concretização do acordo com a sociedade Iniciativas de Abrantes. “Houve ali uma compromisso, formal e informal, de uma ação… nesse dia entregaram a chave para que pudéssemos tomar conta do edifício”, justificou.

Manuel Jorge Valamatos (PS) deu conta de “um conjunto de reuniões” que aconteceram nos dias seguintes, designadamente “com a CCDR para quadros de apoio comunitário e isto tem timings. Tivemos de acelerar o processo sem ultrapassar a legalidade. Entretanto desencadeámos o processo de compra com o pedido de intervenção do Tribunal de Contas, que já recebemos”.

Explicou que o executivo trabalhou “de forma rápida. Consultámos 3 ou 4 equipas de projetistas. Não temos tempo a perder! Precisamos de uma intervenção muito rápida no Cineteatro. O que vamos fazer é requalificá-lo, não é novo. O projeto está a ser desenvolvido, e temos a possibilidade de fazer uma transferência de valores de umas rubricas para outras no âmbito dos quadros de apoio comunitário. Temos metas para atingir”, concluiu.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here